A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu nesta sexta-feira (4/4), o Título de Cidadão do Amazonas ao deputado estadual de Roraima Marcos Jorge de Lima (Republicanos) no plenário Ruy Araújo, por meio da Lei nº 7.137/2024, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
"O deputado Marcos Jorge quando foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços trabalhou muito em defesa do desenvolvimento do modelo econômico. Ele fez um trabalho de fortalecimento do Inmetro no nosso estado, então, por essa atuação que beneficiou o Amazonas e outros estados que compõem a Amazônia Legal, nós tivemos essa ideia de conceder o Título de Cidadão do Amazonas", disse o deputado João Luiz.
Para o deputado Marcos Jorge receber o Título de Cidadão do Amazonas é uma grande gratidão. "Quero agradecer o deputado João Luiz que me concede agora uma nova certidão no nosso querido Amazonas. Tenho muita alegria de ter executado diversas ações aqui quando estava como ministro e posso destacar que foram inúmeros investimentos na área de Pesquisa e Desenvolvimento", afirmou o deputado estadual de Roraima.
O secretário executivo da Secretaria de Governo (Segov), Bernardo Monteiro de Paula, que representou o governador Wilson Lima (UB) na solenidade, explicou que o Título de Cidadão do Amazonas ao deputado Marcos Jorge é um dia de muito orgulho, pois é uma pessoa que acredita que a Amazônia pode fazer diferente. "Gostaria de parabenizar o homenageado. Essa solenidade de hoje é uma retribuição ao povo no que ele prestou tanto serviço", concluiu.
Histórico
Marcos Jorge de Lima (Rio de Janeiro, 31 de março de 1979) é um administrador e político brasileiro. Atualmente exerce o mandato de Deputado Estadual por Roraima.
Foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também exerceu o cargo de secretário-executivo no mesmo Ministério. De perfil técnico, ocupou, na condição de membro efetivo, cadeira no Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Conselho Fiscal da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME). Presidiu diversos colegiados, dentre os quais o Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG), o Comitê Nacional de Investimentos (CONINV) e o Conselho Administrativo da Suframa – CAS.
Também foi secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento e da Fazenda em Roraima.
Portal da Aleam