O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) concluiu, por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran-AM), a capacitação de 88 pessoas em seis cursos disponibilizados gratuitamente no mês de março, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
As aulas de todas as turmas iniciaram no dia 24 de março e foram ministradas na Escola Estadual Brandão de Amorim, localizada no Centro do município. Ao todo, 160 vagas foram disponibilizadas para os cursos de Especialização e Atualização para Mototaxista e Motofretista, Direção Defensiva, Atualização para Renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Atualização para Agente de Trânsito.
Nos cursos de Atualização para Mototaxista, Direção Defensiva e Atualização para Agente de Trânsito, 100% dos inscritos concluíram cada curso, resultando em 10, 23 e 27 pessoas capacitadas respectivamente. No curso de Atualização para Renovação de CNH, 15 certificados foram emitidos. Já no curso de Especialização para Mototaxista, 12 pessoas finalizaram o curso, enquanto no de Motofretista um aluno concluiu a capacitação.
De acordo com Wendell Menezes, coordenador pedagógico da Eptran, a Escola Pública de Trânsito busca desenvolver a conscientização não apenas do condutor, mas também dos agentes e demais envolvidos no trânsito, com abordagens e ações voltadas à educação.
"Os cursos são importantes para desenvolver no condutor a importância de um trânsito seguro para a sociedade. Nós sabemos que o trânsito é formado por diversos usuários: pedestres, condutores de veículos automotores, ciclistas. E em Parintins não é diferente. Então, trabalhando a conscientização, nós temos a certeza que vamos diminuir o número de sinistros de trânsito, como também vamos diminuir o número de vítimas lesionadas e vítimas fatais", destaca Wendell.
Dentran-AM