Evento discutiu integração entre Brasil, Colômbia e Peru com foco no desenvolvimento sustentável da região amazônica
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) marcou presença na Mesa Binacional de Integração Fronteiriça 2025, realizada de 30 de março a 1º de abril, em Puerto Nariño, na Colômbia. O evento reuniu representantes do Brasil, Colômbia e Peru para tratar de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à integração das comunidades amazônicas na região da tríplice fronteira.
Promovida anualmente, a mesa binacional é um espaço de cooperação entre autoridades dos países participantes, com foco na articulação de políticas públicas nas áreas de segurança, transporte, cultura, meio ambiente, turismo, saúde e educação. Nesta edição, o Brasil foi convidado a acompanhar as discussões como participantes especiais, reforçando os laços diplomáticos e institucionais entre os territórios vizinhos.
A turismóloga Geovana Oliveira, que atua no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) representou a Amazonastur e acompanhou os debates, participou das mesas de trabalho e estreitou o diálogo com autoridades locais da Colômbia e do Peru. Segundo ela, o evento foi uma oportunidade para observar as boas práticas já consolidadas entre os países vizinhos e vislumbrar possibilidades de maior envolvimento do Brasil em futuras edições.
"Foi uma oportunidade importante para observarmos de perto como funciona essa cooperação entre Colômbia e Peru, que já debatem questões de fronteira há vários anos. Estar presente fortalece os laços e nos prepara para, quem sabe, em um futuro próximo, integrar oficialmente a mesa trinacional, com a participação ativa do Brasil", ressaltou a turismóloga.
Durante os três dias de atividades, os participantes discutiram pautas estratégicas voltadas à realidade da tríplice fronteira, com foco em soluções conjuntas nas áreas de segurança, mobilidade, cultura, turismo e políticas públicas integradas. A presença da Amazonastur reforçou o interesse do Amazonas em estreitar os laços regionais e fomentar futuras parcerias entre os países envolvidos.
A atuação dos turismólogos no interior do estado é uma das iniciativas da Amazonastur que reforça o compromisso com o desenvolvimento regional. Atualmente 21 profissionais do turismo atuam nos municípios do Amazonas que integram o Mapa do Turismo Brasileiro por meio do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Turístico, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).
AmazonasTur