O presidente Donald Trump apresentou a jornalistas, a bordo do Air Force One, um protótipo do novo visto americano, o "Gold Card", que estará disponível em breve. Segundo Trump, ele próprio será o primeiro comprador.
O "Gold Card" é uma versão mais cara do tradicional Green Card, com o objetivo de atrair investidores que gerem empregos e ajudem a reduzir o déficit nacional.
Este programa é destinado a milionários que desejam se estabelecer nos EUA, oferecendo os mesmos benefícios de residentes permanentes portadores do Green Card.
"Sou o primeiro comprador. Muito emocionante, não?" disse Trump sobre o novo visto.
Em fevereiro, Trump mencionou a expectativa de vender cerca de um milhão de vistos desse tipo, inclusive para bilionários de outros países, como a Rússia. Diferentemente dos cidadãos americanos, os portadores do "Gold Card" estarão isentos de impostos sobre sua renda estrangeira.
O Secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que o novo cartão busca substituir o programa de visto de investidor imigrante EB-5, que permite que investidores estrangeiros injetem dinheiro em projetos nos EUA em troca de vistos para imigrar.
O programa EB-5, criado em 1992, concede Green Cards a imigrantes que investem no mínimo US$ 1,05 milhão, ou US$ 800 mil em áreas economicamente desfavorecidas, criando empregos para trabalhadores americanos.
revistaoeste