Do total de cidades, 94 vão receber uma ambulância pela primeira vez, como Cavalcante (GO) e São Lourenço do PiauĂ (PI).
O objetivo do governo é renovar toda a frota e universalizar o acesso ao serviço do Samu até o fim de 2026, por meio de recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A meta é que, em 2025, só estejam em operação veĂculos com até cinco anos de uso.
Cobertura
Com a entrega de hoje, a cobertura populacional do Samu chega a quase 90%, segundo o Ministério da SaĂșde. Atualmente, o serviço conta com mais de 4,3 mil veĂculos em circulação e chega a 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 dos 5.570 municĂpios do paĂs.
Mais ambulâncias devem ser entregues ainda no primeiro semestre: 45 em Sete Lagoas (MG) em abril; e 193 em Lauro de Freitas (BA) em maio.
Além disso, estĂĄ aberto edital do PAC Seleções, destinado a atender demandas especĂficas de prefeituras e estados para a distribuição de mais 1,5 mil ambulâncias do Samu, seja para renovação ou ampliação da frota. Gestores tĂȘm até 31 de março para fazer o pedido. O orçamento é de R$ 525 milhões.
O Samu é um dos componentes da PolĂtica Nacional de Atenção às UrgĂȘncias do Ministério da SaĂșde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgĂȘncias. O serviço gratuito pode ser acessado pelo nĂșmero de telefone 192, que oferece orientações à população e envia veĂculos tripulados por equipes especializadas.
AgĂȘncia Brasil