Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Alckmin Tenta Acordo com EUA Para Evitar Taxas!

Brasil busca solução para sobretaxa no aço imposta por Trump.

Imagem de destaque da notícia

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alckmin, realizou uma videoconferência de quase uma hora com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e Jamieson Greer, representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), na quinta-feira, 6 de março de 2025. A reunião teve como objetivo discutir a sobretaxa que os EUA planejam impor sobre o aço importado, o que afetaria as exportações brasileiras.

Alckmin reuniu diversos auxiliares do Mdic e do Itamaraty para a conversa, incluindo Márcio Elias Rosa, Tatiana Prazeres, Marcela Carvalho, Uallace Moreira, Fernando Pimentel e Maurício Lyrio. O encontro virtual ocorreu em um momento crítico, com o governo Lula buscando alternativas para evitar a taxação.

Na terça-feira, o presidente Trump reiterou a intenção de impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos Estados Unidos. Em contrapartida, o setor siderúrgico brasileiro confia na importância estratégica do aço brasileiro para a indústria americana, buscando manter o acordo de 2018.

O acordo de 2018 permite ao Brasil exportar anualmente 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado e 687 mil toneladas de laminados aos EUA, evitando a sobretaxa anunciada por Trump em seu primeiro mandato. A equipe de Lula tenta agora uma difícil negociação, visto a postura protecionista de Trump.

Alckmin tem defendido a manutenção dessas cotas e uma solução negociada com os Estados Unidos. O ministro argumenta que o Brasil não representa um problema para os americanos, já que a balança comercial entre os dois países é superavitária para os EUA, mas o governo petista tenta evitar a todo custo mais essa barreira imposta por Trump.

"O Brasil não é um problema para os americanos, uma vez que a balança comercial entre os dois países é superavitária para o lado dos EUA." argumentou Alckmin.


Fonte: infomoney

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis