Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Humaitá- Amazonas

Comandante Dan viaja para Humaitá para acompanhar a enchente

Vídeo

Imagem de destaque da notícia

No início da tarde deste quarta-feira, 10, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) viajou à cidade de Humaitá, 697 km de Manaus, para acompanhar os episódios relacionados à enchente do Rio Madeira. Dados oficiais da Defesa Civil falam de 24 mil famílias atingidas, mas dados extraoficiais, das defesas civis municipais daquela região do Estado, já mencionam 190 mil atingidos pela subida do Madeira.

"Precisava vir a Humaitá para ver de perto o que está acontecendo e agir, mesmo dentro dos limites impostos a um deputado. A cidade está literalmente embaixo d"água e até hoje, 10 de abril, não foi publicado decreto de estado de emergência. O decreto de Humaitá data de 28 de março; passadas duas semanas nada da publicação. A situação é semelhante para Apuí (455 km de Manaus) e Manicoré (331 km da capital). As cenas aqui são impactantes e percebo que estamos agindo reativa e tardiamente", declarou o deputado.

Segundo ele, sua assessoria já entrou em contato com a Defesa Civil Estadual e com a Casa Civil do Executivo, que asseguraram que já existe ordem para a publicação, mas não precisaram o dia. Desde o início semana, o parlamentar vem repercutindo os episódios da enchente deste ano.

"As mudanças, ou melhor dizendo, a nova realidade climática, alterou por completo o clima. Há seis meses o Rio Madeira estava no nível mais baixo da história, em Porto Velho (RO), e hoje ele está a dois metros de bater o nível da cheia histórica de 2014. Não há como esperar tudo acontecer. Precisamos nos antecipar e ser proativos em favor do povo", afirmou Dan Câmara.

O parlamentar esteve na saída de Humaitá para a BR-230, a Transamazônica, que liga a cidade aos demais municípios, onde a estrada já começa a ser coberta pelas águas.

"Isso aqui significa isolamento e desabastecimento para todas as cidades da Região. Faço um apelo ao Secretário Chefe da Casa Civil, bem como ao Coronel Máximo, Secretário Chefe da Defesa Civil Estadual, pela celeridade do processo desses municípios", finalizou.


Fonte: Aleam

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis