Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

DPE-AM

Mais de 300 pessoas já participaram do projeto "Filhos para Sempre" só em 2025

Iniciativa da Defensoria do Amazonas estimula boa relação parental de pais separados em benefício dos filhos.


Fotos Brayan Riker/DPE-AM

As 4ª e 5ª edições do projeto "Filhos para Sempre" deste ano foram realizadas no auditório da Sede Administrativa da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25). Só nesta última edição, 70 pessoas estiveram no local e e participaram da atividade coordenada pelo defensor Helom Nunes, titular da 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância de Família. Até agora, 301 pessoas participaram do projeto em 2025.

Para Helom Nunes, a cada edição, o projeto ganha força e é possível ver ainda uma mudança de postura dos participantes. "Nós temos ouvido muito dos pais as palavras "cuidado e presença". A guarda compartilhada está trazendo esse novo aspecto. Antes, falávamos muito sobre "obrigações e responsabilização", mas hoje estamos vendo muito também "presença, cuidado". Nesses dois dias, especialmente nesta terça, esse foi o recado que essas duas edições do "Filhos Para Sempre" deixaram. A guarda compartilhada só vai ter efetividade se houver o cuidado e presença ativa dos dois", ressalta.

Os participantes são pais e mães separados com filhos que devem passar por audiências de conciliação. A iniciativa da DPE-AM os ajuda a entenderem a importância de manter uma relação amigável em benefício das crianças e mostra estratégias saudáveis de coparentalidade.

Pai de duas meninas de 13 e 15 anos, Jonas Veloso já repensa não só a relação com a ex-esposa, mas também com as filhas. "Guarda compartilhada não é só chegar lá pegar o filho e deixar. Nem todos os pais têm aquele tempo suficiente para ficar com o filho, 15 dias, porque é corrido, mas sempre é bom chegar e fazer uma videochamada, conversar com o filho, perguntar "como é que você está?". Eu não faço isso sempre, mas sempre que eu posso, eu faço o possível", disse.

Gabriela é mãe de uma menina de dois anos de idade. Ela conta separação com o pai da criança é recente, mas que eles mantêm um contato restrito. Contudo, a partir do que foi ouvido na palestra, Gabriela afirma que passou a entender que é preciso avançar. "Como as coisas estão bastante recentes, está sendo um trabalho um pouco difícil. Mas, conforme tudo for se encaixando, o ideal é que só ajude a Laura, né? A convivência e tudo mais. Então, ouvindo e vendo com mais clareza numa palestra, a gente abre mais a mente. Estou dedicada a tentar me esforçar", garantiu.

DPE-AM

Filhos para Sempre DPE-AM

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!