Além de preparar a equipe brasileira, prata em Paris 2024, para competir na Copa América - principal competição deste ano, entre 12 de julho de agosto no Equador – Arthur Elias também busca a "reafirmação da seleção entre as melhores do mundo".
"Por isso que vamos enfrentar os Estados Unidos, que têm um histórico muito grande de vencedor: elas são as atuais campeãs olímpicas. Fizemos uma final da Olimpíada equilibrada contra os EUA [em 2024], que é a seleção líder do ranking da Fifa e que com certeza vai representar um teste muito importante para esse nosso grupo de atletas", pontuou o treinador.
"A seleção americana se defende muito bem, e, assim como nós, é uma seleção que tem feito mudanças em suas convocações e em seu sistema de jogo. Vão ser duelos muito ricos, com as opções novas que as duas seleções têm apresentado nas últimas convocações. Temos diferentes perfis de atletas para cada plano de jogo, e queremos ser uma equipe dominante nas partidas, com mais eficiência nas chances que criamos", acrescentou Elias.
Das 23 atletas, 14 atuam fora do país. Entre as sete que defendem clubes europeus, está a atacante Luany (Atlético de Madrid/Espanha), convocada em julho passado, durante a preparação para a Olimpíada, mas que nunca chegou a entrar em campo com a amarelinha. Também estão de volta à seleção a lateral Antonia (Real Madrid/Espanha) e a atacante Gabi Portilho (GothamFC/EUA). Das nove atletas que que jogam no país, também retornam à equipe a meio-campista Duda Sampaio e a zagueira Mariza, ambas do Corinthians.
"Existem mudanças sempre em todas a convocações. A seleção brasileira está aberta para um grupo muito grande de atletas que a gente vem observando. O futebol feminino brasileiro vem crescendo bastante e estamos sempre olhando para a frente", disse Arthur Elias.
Convocadas
GOLEIRAS
Lorena (Kansas – EUA)
Natascha (Palmeiras)
Camila (Cruzeiro)
ZAGUEIRAS
Tarciane (Lyon – França)
Isa Haas (Cruzeiro)
Kaká (São Paulo)
Lauren (Atlético de Madrid – Espanha)
LATERAIS
Bruninha (Gotham – EUA)
Antônia (Real Madrid – Espanha)
Yasmim (Real Madrid – Espanha)
Fê Palermo (Palmeiras)
MEIA-CAMPISTAS
Duda Sampaio (Corinthians)
Angelina (Orlando Pride – EUA)
Laís Estevam (Palmeiras)
Mariza (Corinthians)
ATACANTES
Adriana (Al-Qadsiah – Arábia Saudita)
Gio (Atlético de Madrid – Espanha)
Jheniffer (Tigres – México)
Amanda Gutierres (Palmeiras)
Kerolin (Manchester City – Inglaterra)
Gabi Portilho (Gotham – EUA)
Ludmila (Chicago Stars – EUA)
Luany (Atlético de Madrid – Espanha)
Agência Brasil