A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) está avançando na implementação de novas certificações para a distribuição de produtos financeiros: CPA (Certificado Profissional Anbima), C-Pro R (Certificado Profissional Anbima de Relacionamento) e C-Pro I (Certificado Profissional Anbima de Investimento). Essas mudanças visam substituir as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA.
Como parte do processo de transição, a Anbima realizará provas-piloto gratuitas entre os dias 26 e 31 de março. O objetivo é validar as questões e a dinâmica dos exames antes da adoção oficial das novas certificações em 2026.
As novas certificações trazem mudanças significativas em relação às atuais, abrangendo desde o conteúdo e o modelo das questões até o sistema de realização das provas. Segundo a Anbima, as provas-piloto fornecerão dados cruciais para calibrar o banco de questões, revisar os modelos de perguntas e definir o tempo adequado para a realização dos exames.
As provas serão aplicadas presencialmente em São Paulo e online, exclusivamente para a certificação CPA. A Anbima convidou 800 participantes, incluindo profissionais com certificações válidas, representantes de escolas preparatórias e profissionais de RH.
Após a análise dos exames-piloto, a Anbima lançará as microcertificações obrigatórias para a transição entre as certificações atuais (CPA-10, CPA-20 e CEA) e as novas (CPA, C-Pro R e C-Pro I). As microcertificações serão disponibilizadas na plataforma Anbima Edu.
As novas certificações representam mudanças em relação às atuais, abrangendo desde o conteúdo e modelo de questões até um novo sistema de realização de provas.
infomoney