O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura anunciou uma mobilização em BrasÃlia para tentar reverter o corte de 84% dos recursos da PolÃtica Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no Orçamento de 2025. A medida, que visa pressionar o Congresso e o governo Lula, busca evitar um impacto significativo no setor cultural.
A ação ocorre após a aprovação de um relatório que reduziu o orçamento da PNAB de R$ 3 bilhões para apenas R$ 480 milhões. Secretários estaduais planejam uma transmissão ao vivo para discutir a situação e articular uma resposta coordenada.
"Estaremos no dia 27 de março, em BrasÃlia, mobilizados e articulados para buscar soluções junto ao Congresso e ao governo federal, para tentar a reversão desse corte e a plena alocação dos recursos." diz Fabricio Noronha, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
A Lei Aldir Blanc, criada para auxiliar profissionais da área durante a pandemia, transformou-se em uma polÃtica pública de fomento ao setor, com repasses da União previstos até 2027. O corte representa um revés para a continuidade de projetos e iniciativas culturais em todo o paÃs.
O Fórum de Secretários de Cultura manifestou "estarrecimento" com os cortes logo após a votação do relatório. A mobilização em BrasÃlia é um esforço para sensibilizar o governo e o Congresso sobre a importância de manter o financiamento adequado para a PNAB.
Enquanto isso, a comunidade cultural se une para defender a manutenção dos recursos, buscando apoio de parlamentares e da sociedade civil. A expectativa é que a mobilização em BrasÃlia possa reverter a decisão e garantir a continuidade da polÃtica de fomento à cultura.
infomoney