Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

sp house

SP House recebe 15 mil pessoas e mostra estado como polo da cultura e inovação no SXSW


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo SP (@governosp)

Conteúdos

Com 32 horas de conteúdo, o espaço ofereceu uma programação para todos os públicos. Com uma série de painéis, masterclasses e atrações musicais, foi possível destacar a inovação, a cultura e os negócios de São Paulo.

O movimento SP Por Todas, criado pelo Governo de SP para dar visibilidade à rede de apoio do estado, foi um dos destaques do primeiro dia de debates da SP House. O movimento também levou para Austin diversas ativações, com a bandeira símbolo da ação, projeções em leds, vídeos e materiais educativos.

Outro momento de destaque foi o painel de apresentação do "Clipe da Quebrada", projeto que contratou diretores de pequenas produtoras de vídeo para criar videoclipes de artistas das Fábricas de Cultura, proporcionando visibilidade para talentos periféricos e ampliando o portfólio de produtores audiovisuais. O painel contou com a presença da secretária Marília Marton e KondZilla, um dos maiores nomes do audiovisual no Brasil.

A programação também foi marcada pelo Business Talk "São Paulo: The Rising Star of Global Investments", no dia 10 de março, onde Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, explorou como o Estado se consolidou como um dos principais hubs globais de investimento. A agenda cultural encerrou a cada dia com shows e DJs e teve Billboard Brasil como um dos parceiros na curadoria musical.

O evento ofereceu também palestra "How to boost your profile and become a creator at SXSW" com Luiz Gustavo Ribeiro (LinkedIn), seguida pela transmissão do "Emerging Tech Trend Report" da futurista Amy Webb, que também esteve na casa para conhecer o espaço. Também foram discutidos na SP House o futuro da inteligência artificial no Brasil e o impacto social da publicidade com o especialista Ronaldo Lemos.

Outros painéis falaram sobre economia criativa periférica, tecnologia social com a ONG Gerando Falcões e debates sobre cidades inteligentes e descarbonização. Entre os destaques, a masterclass "AI & The Future Economies" e discussões sobre o futuro do trabalho nas periferias. O evento também transmitiu keynotes internacionais, incluindo a conversa com Issa Rae e discussões sobre inteligência artificial e computação quântica, reforçando o papel de São Paulo como um polo global de inovação e criatividade.

Anúncio SP2B

Durante a programação na SP House, foi anunciada a realização da primeira edição do SP2B para os dias 9 a 16 de agosto de 2026 – um evento no Parque Ibirapuera para projetar São Paulo como centro financeiro, de negócios e um hub de criatividade. O evento espera receber mais de 500 mil pessoas, incluindo empresários, investidores, startups, acadêmicos, criadores de conteúdo, entusiastas da inovação e frequentadores do parque.

A escolha do SXSW como local para a apresentação reforça a conexão do evento com os principais circuitos globais de inovação, cultura e tecnologia. O encontro teve Rafael Lazarini, idealizador e fundador do evento, como mestre de cerimônias. O executivo é CEO da Da20, empresa responsável pelo SP2B e também pelo Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina.

Artes e ativações

Nesta edição, a fachada contou com a arte assinada por Carolina de Luiz Folego Silva, mais conhecida como AFolego (@afolego). Natural de Mauá, São Paulo, a artista se dedica ao grafite desde 2013 e foi escolhida por sua habilidade em representar experiências femininas por meio da arte urbana, explorando temas ligados à identidade e aos espaços urbanos.

No último dia, marcando o último dia de programação, o espaço recebeu uma nova fachada intitulada "We are that and much more". A instalação exibiu retratos dos visitantes que passaram pelo espaço, reforçando a mensagem de que São Paulo é a casa de todos.

A casa incluiu ativações diversificadas como a Art Station, com os artistas Tico Canato e Carolina "AFolego". O público também acompanhou o Open Air Studio, que recebeu entrevistas com autoridades e influenciadores, além da presença do Museu do Café, proporcionando degustações do café paulista. Outra atração de destaque foi o Sampa Sky, uma experiência de realidade mista que transportou os participantes de Austin para paisagens icônicas de São Paulo.

Sobre a SP House

A SP House é uma iniciativa do Governo de São Paulo organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e a Prefeitura de São Paulo. O espaço contou com a presença de diversas secretarias, como a de Desenvolvimento Econômico e Comunicação, e empresas do Governo do Estado, como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebeu o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp.


Agência SP

Cultura Sp House SXSW

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!