Policiais fantasiados, bases móveis, ampliação de efetivo e até o uso da tecnologia fizeram parte do plano estratégico das forças de segurança para diminuir os Ăndices criminais durante o Carnaval e garantir a diversão dos foliões.
Na capital paulista, a queda nos roubos de aparelhos foi significativa em relação ao Carnaval do ano passado. Os furtos também diminuĂram no perĂodo analisado.
De acordo com a PolĂcia Civil, neste ano, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, houve 828 registros de roubos de celular na cidade de São Paulo. No Carnaval do ano passado (9 a 13 de fevereiro), foram 1.299 ocorrĂȘncias — redução de 36%.
Os furtos de celulares passaram de 2.255 (no ano passado) para 1.700 neste ano, uma queda de 24% nos boletins de ocorrĂȘncia registrados até ontem na capital paulista.
A redução nos indicadores criminais reflete as estratégias adotadas pelas PolĂcias Civil e Militar, com reforço no efetivo e ações coordenadas para combater esse tipo de crime nos mais de 700 blocos cadastrados para a festa neste ano.
Queda em roubos no Carnaval em todo o estado
Assim como na capital paulista, o estado de São Paulo registrou redução nos furtos e roubos de celulares durante o Carnaval.
De 28 de fevereiro a 4 de março deste ano, houve 1.283 registros de roubos de celulares nas cidades paulistas — 37% a menos que as ocorrĂȘncias computadas no Carnaval do ano passado (2.052 casos).
Os furtos reduziram 28% em todo o estado no perĂodo analisado, passando de 3.339 ocorrĂȘncias, no ano passado, para 2.395 na festa de 2025.
"Foram ações estratégicas e criativas justamente para deter os criminosos que se aproveitam de uma festa tão grande, de um momento de distração das pessoas, para cometer esses delitos. Mostramos que eles não podem fazer o que querem em São Paulo. Com reforço no policiamento e trabalho de inteligĂȘncia atuamos para garantir a segurança da população", ressaltou o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, Guilherme Derrite.
Policiais fantasiados chamam a atenção do Carnaval paulistano
Na Operação Carnaval realizada pela Policia Civil, 24 suspeitos foram presos. Houve ainda a recuperação de 89 celulares e 167 cartões bancĂĄrios.
Em uma das ocorrĂȘncias, no domingo (2), policiais civis disfarçados recuperaram 11 telefones com trĂȘs homens, que foram detidos na região do Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo. No mesmo dia, um quarto suspeito foi preso com um simulacro de arma de fogo.
Outra ação que teve repercussão até nas mĂdias internacionais, foi a de agentes fantasiados de Power Rangers que prenderam um criminoso com sete aparelhos furtados em um bloco da zona sul. O caso aconteceu no sĂĄbado (1°) e os policiais chegaram a ser aplaudidos por foliões após capturarem o homem.
Na tarde de terça-feira (4), Ășltimo dia de festa, uma equipe da PolĂcia Militar deteve trĂȘs mulheres com mais de oito celulares em um bloco na rua Augusta, no centro da capital.
As equipes também atuaram com auxĂlio de drones, o que colaborou no patrulhamento e prevenção de crimes, além de andarem entre os foliões, estando à disposição para atuar em qualquer situação.
Na segunda-feira (3), o drone ajudou A PM a identificar cinco suspeitos que roubaram um celular de uma mulher em um bloquinho de rua na Barra Funda, zona oeste da capital. O equipamento permitiu que as equipes acompanhassem o percurso dos criminosos, ate? que fossem abordados pelas equipes. O bando foi preso em flagrante e a vĂtima teve o celular recuperado.
AgĂȘncia SP