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Empreendedorismo

Descubra se o Propósito da sua Empresa Está Funcionando!

Reação contrária força líderes a repensarem estratégias de propósito corporativo.

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Nos últimos anos, muitas empresas adotaram um propósito que vai além do lucro, buscando enfrentar desafios sociais e ambientais. Entretanto, em 2025, uma crescente reação contrária está forçando uma reavaliação dessas estratégias.

Críticas públicas, boicotes e ceticismo de investidores criaram um ambiente complexo para empresas que trabalham com propósito.

Para muitos, a questão não é mais se o propósito é importante, mas como e se as empresas devem persegui-lo. Um estudo com líderes seniores revelou que empresas abordam o propósito em duas dimensões: substância do impacto e sinal do impacto.

As organizações foram categorizadas em quatro grupos: centradas no lucro; mascarando lucro; propósito transitório; e propósito profundo. Empresas centradas no lucro priorizam a lucratividade acima de tudo. Já as que mascaram o lucro investem em comunicação, mas não em mudanças operacionais.

As de propósito transitório focam em mudanças substanciais, mas minimizam a comunicação externa. Finalmente, as de propósito profundo integram completamente o propósito em sua estratégia.

Para entender a posição da sua empresa, avalie os investimentos em substância e sinal do impacto. Substância: avalie os compromissos tangíveis com objetivos sociais e ambientais. Sinal: avalie os recursos dedicados ao marketing e compromissos públicos.

"Empresas orientadas por propósito relatam 40% mais níveis de retenção de funcionários e 30% mais níveis de inovação." concluiu um estudo da Deloitte.

Organizações que seguem uma jornada de propósito frequentemente enfrentam desafios. A dependência excessiva de sinalização, a falta de alinhamento interno e a ambição superando a execução são armadilhas comuns.

Empresas centradas no lucro devem considerar se suas estratégias são sustentáveis. As que mascaram o lucro precisam redirecionar recursos para mudanças operacionais. As de propósito transitório devem equilibrar humildade e visibilidade, enquanto as de propósito profundo precisam manter o ímpeto.

Empresas de propósito profundo se diferenciam pelo alinhamento organizacional, métricas transparentes, desenvolvimento de capacidades, parcerias colaborativas, uso de tecnologia, compromisso de liderança e estratégias adaptativas.

Antecipar armadilhas e construir capacidades de longo prazo são essenciais. Gerenciar pontos críticos e alinhar substância com sinal permite navegar pelas complexidades do propósito com confiança, abrindo oportunidades para vantagem competitiva e impacto social significativo.


Fonte: infomoney

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