
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em Humaitá participou de um evento dedicado ao debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pela Associação Espaço do Autismo TEAmo. A atividade teve como foco o diálogo, a escuta e a reflexão sobre os direitos, desafios e possibilidades de inclusão das pessoas com autismo no município.
O encontro aconteceu na Universidade Feral do Amazonas - Ufam, no município, e contou com palestras e que abordaram temas como a complexidade do espectro autista, o acolhimento das individualidades, a importância do atendimento humanizado, inclusão escolar efetiva e o suporte familiar e social. Mães de crianças atípicas também compartilharam seus depoimentos, trazendo à tona vivências e desafios do cotidiano.
Durante o evento, a defensora pública Francine Buffon falou sobre a atuação da Defensoria do Amazonas na garantia dos direitos das pessoas com TEA. Em sua apresentação, ela abordou temas como o direito à educação inclusiva, o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de se colocar à disposição quanto orientações jurídicas sobre curatela e o termo de decisão apoiada.
"Nós buscamos dar o apoio jurídico ao espaço sempre que necessário; atuamos com os pedidos de cuidador e mediador para as escolas públicas; ajuizamos ações de guarda e curatela e também processos judiciais para concessão do BPC, quando há negativa administrativa pelo INSS", explicou a defensora.
Sobre a TEAmo
A Associação Espaço do Autismo TEAmo foi fundada em 2 de abril de 2021 e tem como missão promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens com autismo, estimulando suas habilidades físicas, emocionais e educacionais. A entidade atua também nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e na promoção de valores como ética, cidadania, direitos humanos e inclusão.
Fonte: DPE-AM