
Evento ocorre em junho com participação de diversos órgãos estaduais e instituições parceiras
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) participou, na manhã desta terça-feira (09/04), da segunda reunião de alinhamento para a realização da Semana do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O evento está previsto para acontecer na primeira semana de junho com a presença de órgãos estaduais, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil para desenvolver ações integradas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Durante o encontro, foram discutidas propostas de atividades conjuntas para o evento, como oficinas educativas, palestras, exposições e campanhas de sensibilização voltadas à preservação ambiental. A ideia é unir esforços para proporcionar à população amazonense um espaço de conscientização, educação e participação ativa nas pautas ambientais.
A Amazonastur reforçou sua contribuição para o evento com a apresentação do Plano de Ordenamento Turístico (POT), desenvolvido em comunidades indígenas e ribeirinhas e a divulgação da campanha "Nunca Toque, Observe", que orienta turistas e prestadores de serviços sobre o não manuseio de animais silvestres.
A chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, representou a instituição no encontro e destacou a importância da integração entre os órgãos para fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade.
"Estamos unindo forças para promover um evento com foco na conscientização ambiental e na valorização das boas práticas. A Amazonastur leva ao público o turismo responsável como ferramenta de transformação e preservação, reforçando o papel do setor na construção de um futuro mais sustentável", afirmou.
Além da Amazonastur e da Sema, a reunião contou com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Sebrae-AM, entre outros órgãos parceiros.
A próxima etapa será a definição da programação oficial e do local do evento, com objetivo de concentrar todas as atividades em um único espaço acessível ao público e preparado para receber apresentações, exposições e atividades educativas ao longo da semana.
Fonte: AmazonasTur