
O deputado Comandante Dan (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas na sessão desta terça-feira, 8, para afirmar que ficou sabendo "de ouvir dizer" sobre uma reunião para tratar data-base das forças de segurança, marcada pelo Governo para a tarde desta terça. O deputado, que é presidente da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social (Cspjd), considera a falta de convite do Executivo ao Legislativo uma "falta de respeito".
"Nós, da Comissão de Segurança Pública, fomos os pioneiros ao tratarmos de forma sistemática e ordenada a necessidade do pagamento das datas-bases dos trabalhadores da segurança pública. Nós levantamos o tema, intermediamos a mesa de negociação entre trabalhadores e governo e agora somos ignorados. Mas eu aviso que não vamos nos calar. Temos visto a situação da segurança no interior, nas delegacias lotadas de presos sentenciados, em cidades sem presídio, com contingentes mínimos. Fomos recebidos em delegacias por presos. Há o descumprimento da Lei Geral da Polícia Civil e estamos oficialmente denunciando a situação aos diversos órgãos que se relacionam ao problema. Eu sinceramente desejo que a reunião de hoje seja bem sucedida e que haja vitória dos trabalhadores", afirmou o deputado.
Desde de fevereiro de 2023, o deputado Comandante Dan levantou o tema no parlamento e realizou uma série de audiências públicas e reuniões sobre o pagamento das datas-bases vencidas. Em julho de 2024, o Executivo estadual concedeu o reajuste de 2023, prometendo para dezembro o índice de reposição daquele ano. As negociações não prosperaram e estão sendo retomadas agora. No próximo dia 21 de abril, vencerá o anúncio da data-base das forças de segurança para 2025. Estão também em atraso as datas-base de 2021, 2022 e 2024.
Fonte: Aleam