
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (1º/4), para lembrar que a Lei nº 3.725/2012 estabelece o dia 21 de abril como a data-base para reajustar a remuneração dos servidores da segurança pública. O parlamentar tem usado seu mandato eletivo para lutar pelas reposições salariais da categoria.
"O artigo 7º da lei define a data de 21 de abril para o anúncio da data-base para reajuste da remuneração dos servidores da segurança. Passamos quatro anos consecutivos, de 2021 a 2024, sem realizar o anúncio na data certa. Ano passado conseguimos, em julho, através de uma mesa de negociação entre associações representativas dos trabalhadores e governo do Amazonas, a concessão do índice de reposição das perdas relativas a 2023, com promessa de que no final de 2024 veríamos anunciado o reajuste do ano, o que não aconteceu, mas ainda estamos na luta", afirmou o deputado.
As 11 entidades representativas dos trabalhadores da segurança pública publicaram nota na segunda-feira (31/3), informando que aguardam para o próximo dia 8 ou 9 a reunião do governador Wilson Lima com os representantes das categorias. A reunião havia sido acordada para o dia 24 de março passado, mas o chefe do Executivo estadual não pôde participar por motivo de saúde.
"Estamos falando de reposição de perdas salariais, que chegam a quase 40%, não falamos de aumento real de ganho. Chega a ser bizarro que os profissionais que arriscam suas vidas para cumprirem seu dever estejam com os salários tão defasados, quando outras categorias tentam formas de se adequar ao teto constitucional. Aguardamos ansiosos pela próxima reunião", finalizou o parlamentar.
Fonte: Portal da Aleam