
Aline Lopes, uma assessora de investimentos de 30 anos, alcançou o topo da XP em 2022 e se mantém no Top 50 há três anos. Com uma carteira de R$ 350 milhões, composta majoritariamente por empresas (70%), ela compartilha suas estratégias para conquistar e fidelizar clientes.
No início de sua carreira, Aline demonstrava uma grande determinação em ingressar no mercado financeiro. Ela conta que anotava os nomes de empresas que via pela cidade e nas estradas, buscando oferecer seus serviços de assessoria.
Para superar o desconforto inicial e a pressão de ser uma profissional jovem em um ambiente com pessoas mais experientes, Aline encontrou uma solução inusitada.
"Eu era nova, mulher e ficava com medo de ser julgada. O escritório tinha só uma sala de reunião. Então, pegava o carro, ia numa rua transversal próxima, estacionava embaixo de uma árvore, com uma sombra bem grande e bonita, abria minha planilha de Excel com a relação de clientes e começava a prospectar." disse Aline Lopes.
Ela fazia ligações para prospectar clientes dentro do carro, em um local que lhe permitia lidar com as emoções do dia a dia sem se sentir observada. Essa rotina se tornou um marco em sua trajetória.
"Tinha dias que não conseguia marcar reunião, mas tinha dias que conseguia marcar várias. Ali era o momento que eu podia ficar chateada e triste e ao mesmo tempo comemorar. Ninguém me olhava." acrescentou Aline.
Em 2020, o escritório da Riocor, onde Aline trabalhava, se fundiu com a Nippur Finance, expandindo sua atuação para outros estados. Essa fusão foi crucial para o desenvolvimento de Aline, devido à estrutura da Nippur, que dividia as áreas de atuação.
"A Nippur segrega muito por área. Tem uma área que é só crédito, uma que é só seguro, outra de câmbio. Eu sou especialista em investimento e relacionamento com o cliente." ressaltou a assessora.
Aline enfatiza a importância de construir relacionamentos sólidos com os clientes, baseados na confiança e na compreensão de suas necessidades. Ela destaca que a prospecção não deve ser feita de forma isolada, mas sim com o apoio de especialistas.
Para ela, o segredo é atender cada cliente como se fossem seus pais, oferecendo um atendimento personalizado e completo, que vai além das questões financeiras.
"Depois dessa conversa, aos poucos, a gente vai tirando as coisas da frente. A gente percebe que muitas vezes o assessor quer tirar tudo da frente ao mesmo tempo, mas o cliente precisa de um passo de cada vez." disse Aline Lopes.
Fonte: infomoney