
Começou nesta segunda-feira, 17 de março, o prazo para a declaração do Imposto de Renda de 2025, com término previsto para o dia 30 de maio. A expectativa é que milhões de brasileiros se organizem para cumprir suas obrigações fiscais dentro do período estipulado.
A Unafisco, representante dos auditores fiscais, ressalta um ponto crítico: a defasagem na correção da tabela do Imposto de Renda ao longo dos anos. Essa falta de atualização tem impactado diretamente o bolso do cidadão.
A falta de correção da tabela ao longo dos anos fez com que muitos brasileiros, antes isentos, passassem a pagar impostos. alertou a Unafisco.
Essa situação, segundo a Unafisco, onera principalmente aqueles que antes se encontravam na faixa de isenção, forçando-os a contribuir devido à não adequação da tabela à realidade inflacionária do país. Um problema recorrente que impacta o poder de compra do contribuinte e a economia como um todo.
É fundamental que os contribuintes se atentem ao prazo e busquem informações precisas para evitar erros e possíveis sanções por parte da Receita Federal. A declaração correta e dentro do prazo é essencial para a regularidade fiscal e para evitar problemas futuros.
Este cenário reforça a necessidade de uma revisão urgente na política tributária, com a devida correção da tabela do Imposto de Renda, medida que poderia aliviar a carga sobre a classe média e garantir uma maior justiça fiscal no Brasil, que, sob a gestão de Lula, continua a enfrentar desafios econômicos significativos.
Fonte: revistaoeste