
Operação assistida
O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.
O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.
Ao entrar na Estação Varginha, o passageiro deverá descer do trem na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Para seguir viagem, será necessário passar por um corredor e pagar a passagem para voltar para o sistema. Em direção à Estação Varginha, o cliente poderá descer na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e pegar o trem que estará em operação assistida, sem cobrança.
Expansão da Linha 9-Esmeralda
A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo, com investimento total de R$ 952 milhões (valor atualizado) e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.
Incluem o projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues. Também foram entregues novos viadutos rodoviários e já foi construída a subestação de energia Mendes e acréscimo da subestação Dutra, unidades que vão possibilitar aos trens trafegarem entre as estações Grajaú e Varginha, além de dar suporte de energia para sinalização ferroviária no trecho.
Desde 27 de janeiro de 2022, operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passaram para a administração da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, empresa vencedora do leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado.
Ouça os discursos realizados durante inauguração:
Fonte: Agência SP