A pouco mais de uma semana da eleição que decidirá o futuro da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amazonas (OAB-AM) para os próximos três anos, a candidata pela chapa 22: União, Trabalho e Renovação, Grace Benayon, recebeu o apoio de amigos e apoiadores, durante evento realizado neste sábado (10), no local conhecido como "Praia do Avião", bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. O encontro - marcado pela presença de mais de 2 mil pessoas, num ambiente emblemático cercado de aeronaves - serviu para intensificar a campanha de uma equipe formada também pela vice, Adriane Magalhães, e por mais de 100 advogados, movidos pela reprentatividade feminina, indígenas, por pessoas com deficiência, entre outros.
Engajada numa campanha que já dura 15 dias, Grace Benayon pediu aos presentes que repliquem junto à categoria, a necessidade de mudança nos rumos da OAB, por meio do voto consciente. Ela enfatizou, ainda, que colocou o nome à disposição para a disputa, por reconhecer a importância dos profissionais que sobrevivem da advocacia, mas que, sobretudo, precisam de uma ordem para se orgulhar.
"É com muita alegria que eu e Adriane recebemos a cada um de vocês. É com muita alegria que eu quero convidar a cada um dos 107 conselheiros e conselheiras que estão aqui para nos representar. Essa chapa é Grace, Adriane e mais de 100 colegas advogados e advogadas que integram o Sistema OAB, que querem fazer a diferença, querem fazer a melhor gestão de todos os tempos dessa Ordem", frisou Grace Benayon.
Sobre o fator representatividade, Grace Benayon destacou a presença de advogados indígenas na chapa 22, além de fomentar as oportunidades no mercado de trabalho para os mais jovens.
"Nós temos na nossa chapa o Isael Munduruku, nós temos a Daniely, dois advogados indígenas, e precisamos entender a força do Amazonas em levantar essa bandeira, em discutir essa causa, de ensinar para aqueles advogados que não conhecem essa legislação, de ensinar os novos nichos de mercado. Nós estamos enfrentando uma nova era, era da tecnologia, era do direito digital, era das startups, era da inovação. Precisamos criar oportunidades para essas pessoas", salientou.
Candidata a vice, Adriane Magalhães também defendeu uma OAB mais inclusiva e reiterou a necessidade de mudanças urgentes com medidas relevantes que não foram tomadas nos últimos três anos pela atual gestão da entidade, mas que são prioridades da chapa 22.
Momento especial
Advogado há oito anos, Isael Munduruku também esteve presente no evento do Tarumã e disse que o momento é especial, para ele e a própria OAB, com a possibilidade de vitória da Chapa 22, no pleito do próximo dia 19.
"A gestão que vai atuar, a partir de janeiro de 2025, é a chapa 22. Todas as chapas apresentaram suas propostas, mas a chapa 22 se destaca em razão, principalmente, por ter dentro das suas propostas, o que realmente significam as mudanças para a OAB: muito mais inclusiva para o advogado jovem, para o advogado do interior do Amazonas, inclusiva para o advogado indígena como eu sou. Uma OAB que se preocupe com essas pautas mais amazônicas, pautas que tragam um pouco mais de visibilidade para direitos que estão sempre tão alijados, esquecidos como é a questão do direito indígena, que tem embates nacionais e que precisam de uma atenção enérgica da direção da OAB e que na atual gestão não tem", comparou Isael Munduruku.
Currículo
Grace Benayon, amazonense, é formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também já foi vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. Em 2018, foi eleita como vice-presidente da OAB-AM na chapa de Marco Choy, para o triênio 2019/2021.
Com a saída dele, Benayon comandou uma mandato de quase um ano. Pela primeira vez em 90 anos de existência, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas foi comandada por uma mulher, em 1° de janeiro de 2021.
Fonte: Assessoria