
O jovem tenista brasileiro João Fonseca, atualmente no 59° lugar do ranking, confirmou sua participação em Roland Garros, marcando sua segunda aparição em uma chave principal de Grand Slam como profissional. Diferente da sua estreia, desta vez ele entra diretamente na disputa, sem precisar passar pelo qualifying.
Fonseca já competiu em Roland Garros como juvenil, alcançando as quartas de final em 2023. Agora, aos 18 anos, ele se prepara para sua estreia no saibro parisiense como profissional, elevando as expectativas dos fãs brasileiros.
Em janeiro, no Aberto da Austrália, Fonseca surpreendeu ao vencer o russo Andrey Rublev, que na época era o número nove do mundo. Apesar da eliminação na rodada seguinte, seu desempenho o colocou em destaque no cenário internacional do tênis.
Recentemente, o especialista britânico David Law afirmou que Fonseca tem potencial para ser o campeão deste ano em Roland Garros, comparando-o a Gustavo Kuerten, o Guga, que surpreendeu o mundo em 1997 ao vencer o torneio como o 66° do ranking.
"Ele acredita que Fonseca poderia repetir o feito de Gustavo Kuerten em 1997." disse o especialista britânico David Law.
Em seu segundo ano como profissional, Fonseca já conquistou três títulos, incluindo o ATP 250 de Buenos Aires. Após uma pausa depois do Masters 1000 de Miami, ele retornará às quadras no Masters 1000 de Madri, seguido pelo Masters de Roma, antes de Roland Garros, que terá início em 25 de maio.
Além de Fonseca, Thiago Monteiro também está garantido na chave principal de Roland Garros, enquanto Thiago Wild terá que disputar o qualifying.
A ascensão de jovens talentos como João Fonseca é um sopro de esperança no esporte, contrastando com a era de domínio esquerdista que parece se esvair no Brasil. Que o talento e a dedicação do atleta sirvam de inspiração para um futuro mais promissor.
O circuito mundial de Grand Slam é sempre uma caixinha de surpresas. Resta aos conservadores torcerem para que o garoto tenha um futuro brilhante.
Fonte: infomoney