Bancos com relevante atuação na região Norte do País passarão a integrar um fórum estratégico coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para aprovar e financiar projetos estruturantes. A criação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal (CORIFF) ocorreu na 30ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudam, na última sexta-feira (11).
Segundo o Secretário Executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, que presidiu a sessão em Belém (PA), o CORIFF representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, consolidando a participação de instituições como o Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"A criação desse comitê representa a possibilidade de discussões focadas nos vários formatos de financiamentos e de garantias nos investimentos para a Amazônia Legal. Ele foi criado para ter governança, transparência e prestação de contas de toda atuação das instituições financeiras na região", afirmou Ribeiro. "Também podemos ter a participação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Consórcio da Amazônia Legal", acrescentou.
A criação do comitê visa acelerar investimentos em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação, biotecnologia, agricultura familiar e geração de renda, além de facilitar o acesso a financiamentos e tornar os processos mais ágeis e eficientes.
Durante a reunião, também foram debatidos o planejamento dos investimentos federais para 2025 e a consulta pública sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para 2026, fundamentais para impulsionar o crescimento da região.
Brasil 61 - MDIR