Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Manaus - Amazonas

"Olhar Indígena na PopArt" estreia dia 18 no Mirante Lúcia Almeida

Exposição une arte, ancestralidade e resistência com obras vibrantes da artista amazonense Keila Anjos.

Imagem de destaque da notícia
Banda Pariká

Prepare-se para uma imersão sensorial que une cores, identidade e memória coletiva. A exposição "Olhar Indígena na PopArt", da artista Keila Anjos, será inaugurada no dia 18/04, a partir das 16h, no Mirante Lúcia Almeida (Av. Sete de Setembro, nº 8 – Centro), um dos mais novos pontos turísticos da cidade. O evento de abertura contará com uma programação cultural gratuita que segue até 21h, reunindo dança, música, arte e diálogo ancestral.Com traços marcantes e cores vibrantes, Keila denuncia injustiças, valoriza identidades indígenas e reafirma a arte como instrumento de resistência e expressão política.


Para a artista, o título da exposição é um convite à reflexão. "Olhar Indígena na PopArt reafirma a potência da arte como elo entre passado, presente e futuro, e celebra o protagonismo indígena na construção de uma cultura viva, crítica e mobilizadora", defende. Contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo 2024, o projeto apresenta obras que funcionam como manifestações visuais sobre a retomada cultural dos povos originários, o enfrentamento ao marco temporal e outras formas de apagamento histórico. A exposição estará aberta ao público durante o final de semana, com visitação gratuita das 7h à 0h, oferecendo uma experiência acessível e acolhedora para públicos diversos.


PROGRAMAÇÃOA abertura da programação será iniciada com o solo da dançarina Yasmim Sol que trará a performance solo Sente o Tambor. Seguindo a linha da música regional, a banda Pariká também irá apresentar um repertório musical marcante ao som de flautas, percussão e bioinstrumentos.

No sábado, no auditório do Mirante Lucia Almeida, as atividades culturais serão iniciadas com a exibição do curta-metragem "Manaus Solo Sagrado", direção de Ramom Morato. Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, no dia 19, haverá ainda uma roda de conversa com representantes dos povos originários com tema: Demarcar é Viver: Saberes Indígenas em Ação, abordando temas como território, identidade e a arte como forma de resistência. Entre as artistas convidadas estão: Cida Aripória – Mulher Kokama, pioneira do hip hop no Amazonas. Rapper, produtora cultural, professora e bioinstrumentista com 22 anos de atuação. Integra a Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop e o Fórum Federal do Ministério das Mulheres. É ativista ambiental e feminista, com trajetória voltada às causas sociais.

Thaís Kokama – Artista indígena, referência em grafismo corporal tradicional. Idealizadora do Cine Aldeia (primeiro cinema indígena do Brasil), compositora do Boi Caprichoso, produtora cultural e embaixadora do projeto Empodera Ela. Sua arte é memória viva e resistência.

Camila Garcêz – Jornalista manacapuruense, mãe da Lua, ativista pelos direitos das mulheres e pela Amazônia viva. Integra a Frente de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil, é pós-graduanda em ESG e Sustentabilidade na UEA e participou da COP28 com a ONG Saúde e Alegria. Foi roteirista do podcast Nós na COP.

Vanda Witoto – Ativista ambiental e liderança dos povos indígenas. Formada em Pedagogia pela UEA, é responsável pelo Instituto Witoto, atuando na valorização da cultura indígena e na formação de novas lideranças.

ENCERRAMENTOO evento de encerramento será marcado com a estreia da companhia de dança Y. Sol Yorubá Nagô com espetáculo em grupo Amor e Revolução e solo intitulado Ancestrais. A noite do domingo também vai contar com DJ Sylbio Romero e show da banda Dishavai, conhecida por seu som potente e letras que ecoam a força da Amazônia. Durante o evento também será realizada uma ação de doação de mudas nativa, iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovendo consciência ambiental e conexão com a terra.Olhar Indígena na PopArt é uma produção Xibé Lab, liderada pela jornalista e produtora cultural Renata Paula. O conceito artístico é de autoral da artista Keila Anjos em parceria com os artistas visuais Afrânio Pires e Roger Noronha. Sobre Keila AnjosNascida em 1999, em Manacapuru (AM), Keila Anjos é atriz, escritora e artista autodidata. Criadora do estilo "Pop Arte Empírica", mistura referências da cultura popular com narrativas pessoais, criando obras carregadas de emoção, crítica e ancestralidade. Sua trajetória inclui exposições em diversas regiões do país, levando a identidade amazônica para além das fronteiras locais.Em ascensão no cenário artístico regional, Keila se destacou com a mostra "Harmonia Selvagem: A Elegância das Criaturas Femininas", lançada em 2024 na Casa das Artes, exibida em 2025 no Shopping Millennium, e atualmente em cartaz no Espaço Cultural Sereia Mística.

Fonte: Assessoria

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis