
No Japão, uma nova estação de trem foi construída em tempo recorde, utilizando tecnologia de impressão 3D. A estrutura, localizada em Arida, substitui uma antiga estação de madeira que serviu a comunidade por mais de 75 anos.
A construção da estação Hatsushima, como foi nomeada, foi realizada em apenas seis horas, entre a partida do último trem da noite e a chegada do primeiro da manhã. Os componentes foram impressos em 3D em outro local e montados no mês passado.
Segundo a West Japan Railway Co., a construção convencional da nova estação levaria mais de dois meses e custaria o dobro. Este projeto representa uma solução eficiente para a manutenção da infraestrutura ferroviária em áreas rurais, especialmente diante do envelhecimento da população japonesa e da redução da força de trabalho.
A estação está situada em uma tranquila cidade costeira, parte de Arida, na província de Wakayama. A linha de trem atende cerca de 530 passageiros por dia.
"Assistindo ao trabalho, vejo que está progredindo em uma velocidade impossível com a construção normal. Espero que possam construir mais edifícios com tecnologia de impressão 3D." disse Yui Nishino, de 19 anos, usuária diária da estação.
A empresa de construção Serendix, responsável pela impressão das peças, informou que o processo, incluindo o reforço com concreto, levou sete dias. As peças foram transportadas por cerca de 800 quilômetros até a estação Hatsushima.
"Normalmente, a construção ocorre ao longo de vários meses, enquanto os trens não estão circulando todas as noites." explicou Kunihiro Handa, cofundador da Serendix.
Na noite da montagem, moradores locais se reuniram para acompanhar a iniciativa. Em menos de seis horas, as peças pré-impressas foram montadas com o auxílio de um guindaste.
A nova estação possui pouco mais de 9 metros quadrados e apresenta designs que incluem uma laranja-mandarina e um peixe-espada, especialidades de Arida. A West Japan Railway planeja abrir a estação para uso em julho, após a conclusão dos trabalhos internos e instalação de equipamentos.
Ryo Kawamoto, presidente da JR West Innovations, destacou a importância do projeto na redução do número de pessoas necessárias para a manutenção do serviço ferroviário em locais remotos. A antiga estação, construída em 1948, operava de forma automatizada desde 2018.
"Estou um pouco triste com a demolição da antiga estação, mas ficaria feliz se esta estação pudesse se tornar pioneira e beneficiar outras estações." disse Toshifumi Norimatsu, gerente do correio local.
Fonte: infomoney