Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Coleta

Lixômetro registra aumento de quase 13% na coleta de resíduos flutuantes no Rio Pinheiros

Imagem de destaque da notícia

O painel instalado às margens do Rio Pinheiros, conhecido como Lixômetro, registrou um aumento de aproximadamente 13% na quantidade de lixo flutuante coletado no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a março deste ano, foram retiradas 10,4 mil toneladas de resíduos do rio, contra 9,3 mil toneladas removidas em igual intervalo de 2024.

Os trabalhos, que desde 2023 já acumularam mais de 84 mil toneladas de lixo coletadas e um gasto de R$ 148,8 milhões, são executados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), em parceria com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Desde fevereiro de 2025, a responsabilidade pela coleta passou para a SP Águas, agência reguladora de recursos hídricos do Estado.

A coleta é realizada por um barco que percorre os 25 quilômetros do Rio Pinheiros. Após a retirada dos detritos, eles são levados para uma "área de rebaixo", onde são deixados para secar, e em seguida são colocados em caçambas e encaminhados a aterros sanitários.

A presidente da SP Águas, Camila Viana, detalha o processo de coleta: "A limpeza é realizada com 6 barcaças, sendo, 3 rebocadores e 3 escavadeiras. Para apoio, são 4 barcos tipo voadeira e 2 barcos com grade coletora. Entre os objetos mais retirados pelas equipes são garrafas pet, pneu e isopor, como marmitas", afirma. Camila também conta que brinquedos, como bolas e bonecas, são comuns e itens com volume maior também são vistos com frequência, como sofás e colchões.


Fonte: Agência SP

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis