Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Banco Central

Inflação Arrefecendo? BC Indica Moderação em Preços de Ovos e Carnes

Diretor do BC aponta para alívio nos preços de alimentos, mas cautela sobre o mercado de trabalho persiste.


O Banco Central (BC) sinaliza um possível alívio nos preços de alimentos básicos. Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do BC, observou um arrefecimento nos preços de carne e ovos, embora sem necessariamente indicar uma queda imediata nos valores.

Guillen destacou que, apesar da variação elevada na alimentação no domicílio, houve uma moderação notável em itens como café e ovos, que têm estado sob os holofotes devido a recentes aumentos.

O diretor ressaltou que o arrefecimento não implica necessariamente uma queda de preço, mas sim uma desaceleração da inflação. Ele explicou que os preços podem permanecer elevados sem que isso se traduza em aumento da inflação.

"Alimentação no domicílio com variação elevada, mas teve alguma moderação, destaque aí para café e ovos, que eu acho que estão no holofote com essa alta recente", disse Diogo Guillen.

Guillen também abordou as incertezas em torno do mercado de trabalho brasileiro, mencionando os impactos da pandemia e da reforma trabalhista. Ele mencionou a dificuldade em determinar a taxa de desemprego que não levaria a um aumento da inflação (Nairu), destacando as incertezas sobre se ela seria a mesma do período pré-pandemia ou outra, devido à reforma trabalhista.

O BC revisou sua projeção de crescimento para este ano, de 2,1% para 1,9%, conforme divulgado no Relatório de Política Monetária (RPM) da semana passada.

Sobre a taxa Selic, o diretor comentou que a defasagem temporal da política monetária justifica a alta de menor magnitude sinalizada na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Ele também mencionou que o ciclo de alta deve continuar devido a um cenário adverso de inflação e ao dinamismo da economia.

"Um dos grandes temas da última reunião do Copom foi a sinalização sobre o que a gente vai fazer, que a gente indicou aí um ajuste de menor magnitude na próxima reunião, isso confirmando o cenário esperado", disse Guillen, sobre a Selic.

Guillen concluiu enfatizando que a incerteza permeia grande parte do debate de política monetária, influenciando tanto a sinalização quanto a construção do cenário econômico.


infomoney

Banco Central alimentacao inflacao carne Selic

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!