
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que a maioria dos brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou a Minas Gerais. Dos 104 que desembarcaram em Fortaleza na sexta-feira (28), 76 foram levados para Belo Horizonte com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
O restante dos repatriados permaneceu em Fortaleza. A Secretaria de Direitos Humanos do Ceará informou que 14 solicitaram abrigo e ficarão na capital cearense por até dois dias. Os demais, principalmente do Norte e do Nordeste, foram encaminhados à rodoviária de Fortaleza, onde um ponto de acolhimento foi montado.
Quatro passageiros foram presos ao desembarcar devido a pendências com a Justiça brasileira. Após exame médico na Polícia Federal, foram encaminhados ao sistema penitenciário do Ceará, onde aguardarão a decisão judicial sobre seus locais de detenção.
Este foi o quinto voo de repatriados dos EUA desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump. Segundo a Secom, o último voo transportou 79 homens e 25 mulheres, sendo a maioria (86,5%) entre 19 e 50 anos, além de sete crianças e adolescentes.
"Passageiros foram presos ao desembarcar devido a pendências com a Justiça brasileira." informou a Polícia Federal.
Fonte: infomoney