Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Energia

Pequenas Hidrelétricas Turbinam Lucros no Mercado Livre!

Autoprodução remota impulsiona faturamento e reduz tempo de retorno em até 50%.


Pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH) estão encontrando um novo caminho para aumentar o faturamento e diminuir o tempo de retorno sobre o investimento. A estratégia? Negociar diretamente com consumidores no mercado livre de energia, através do modelo de autoprodução remota.

Essa modalidade de negócio tem se mostrado particularmente vantajosa, permitindo que usinas com capacidade instalada de até 50 megawatts (MW) aumentem sua receita e atraiam consumidores que buscam alternativas para reduzir os custos com energia.

A autoprodução remota possibilita uma diminuição significativa no tempo de retorno dos investimentos em usinas, caindo de aproximadamente 12 anos para cerca de oito anos. Além disso, os consumidores que participam como cotistas dos projetos podem adquirir energia a preços mais competitivos.

Para ilustrar o potencial de ganho, uma PCH de 2 MW pode aumentar seu faturamento anual em até R$ 500 mil ao optar por esse modelo de negociação. Paralelamente, os consumidores podem economizar cerca de R$ 50 por megawatt/hora (MWh).

A Ludfor Energia, comercializadora gaúcha que atua como intermediária nessas transações, estima que as PCHs e CGHs podem aumentar seu faturamento em até 25% ao ano. A empresa tem como clientes a metalúrgica Tramontina e a rede de supermercados Zaffari.

"A gente faz essa aproximação, elabora um consórcio e faz a operação com o gerador e com o consumidor, para trazer um equilíbrio entre os dois. A usina aumenta a sua receita, diminui o payback de um empreendimento já operando ou até de uma que vai entrar em operação e melhora o retorno" disse Douglas Ludwig, diretor executivo da Ludfor Energia.

No modelo de autoprodução, os clientes adquirem cotas de um consórcio e remuneram a geradora sem a necessidade de arcar com encargos de energia de reserva (EER) e de serviço de sistema (ESS), o que possibilita uma economia considerável na conta de energia.

Essa modalidade é direcionada a consumidores com gastos entre R$ 100 mil e R$ 2 milhões com energia elétrica, como grandes empresas que atuam no mercado livre atacadista.


infomoney

hidrelétricas mercado_livre usinas Tramontina geradora

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!