Em alusão ao Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta quarta-feira, 8 de maio, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reforça o compromisso em promover o estado como destino para turistas nacionais e internacionais. Na data, destaca os tipos de turismo para realizar no Amazonas.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o destino Amazonas tem ganhado destaque com os investimentos do Governo do Estado no setor. Um exemplo desses investimentos está refletido na contratação de 21 turismólogos por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) para atuarem nos municípios.
"O governo do Amazonas tem investido de forma consistente no turismo, e os números atuais do setor no estado refletem o sucesso desses esforços. Esses números expressivos demonstram como o investimento no turismo está gerando resultados tangíveis e nos aproximando cada vez mais do nosso objetivo, que é tornar o turismo no Amazonas uma das principais forças econômicas do estado." afirma Ribeiro.
Mais de R$ 940 milhões
O resultado dos esforços de trabalho e o compromisso do Governo do Amazonas com o turismo amazonense, resultaram em uma receita total R$ 942 milhões na economia, em 2023, com aproximadamente 381 mil visitantes ao estado, conforme aponta levantamento feito pelo setor de Estatística da Amazonastur.
A empresa atua em diversos eixos, entre eles ordenamento e capacitação, frentes trabalhadas de forma conjunta com o trade turístico para traçar planos e ações com objetivo de fortalecer o setor de forma ordenada, regular e capacitada e oferecer ao turista uma experiência única.
Para conhecer o Amazonas
Conhecido pela exuberante beleza da Floresta Amazônica, cultura e culinária, o Amazonas possui 27 municípios incluídos no mapa do turismo do Ministério do Turismo (MTur), preparados para receber viajantes com um turismo consciente, responsável e regularizado.
A experiência de viajar e se distanciar da rotina pode ser realizada de diversas formas, com roteiros adaptáveis e de acordo com o perfil do turista. Além das temporadas já consolidadas, como a Temporada de Pesca e a Temporada dos Cruzeiros, vários tipos de turismo podem ser vivenciados, em todo o estado como, por exemplo: o etnoturismo, turismo de experiência e o turismo gastronômico.
Etnoturismo
A cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros distante de Manaus) é possível vivenciar o etnoturismo, assim como as comunidades indígenas Cipiá, Diakuru, Tatuyo e Tuyuka, localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Tupé e Puranga Conquista.
Em todo território amazonense, a culinária irá encantar quem deseja conhecer o Amazonas pelas comidas, frutas e bebidas regionais. Com iguarias únicas, municípios como Maués, cidade do guaraná e Boa Vista do Ramos, a terra do mel, possuem rotas indispensáveis.
E para o turista que optar por ampliar a experiência no local e vivenciar uma experiência aprofundada, o Amazonas é o lugar certo para o turismo de experiência, para conhecer municípios como São Sebastião do Uatumã que oferece rotas mais sensitivas, como aromas da floresta.
Independente da escolha do tipo do turismo a ser realizado, a Amazonastur orienta sobre a importância de contratar serviços turísticos regularizados nos sistemas de turismo, como o caso do Cadastro
Amazonas To Go
Lançado em 2023, a ferramenta tecnológica Amazonas To Go auxilia o turista, por meio de chatboot, com informações úteis ao turista, tais como meios de hospedagem, restaurantes, pontos turísticos e entre outros de Manaus e de mais 13 municípios amazonenses. Disponível em Português, Inglês e Espanhol, a ferramenta pode ser acessada no número de telefone +55 92 99356-8775.
Fonte: AmazonasTur