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Não é Não - Amazonas

Defensoria do Amazonas auxilia na aplicação do protocolo "Não é Não" durante o Carnaval

Treinamento realizado na sede da DPE-AM, em parceria com a Sejusc e UNFPA, capacitou donos e representantes de bares e restaurantes para atuarem como rede de proteção a mulheres vĂ­timas de assĂ©dio.


Foto: Marcus Bessa

A Defensoria PĂșblica do Estado do Amazonas (DPE-AM) sediou, nesta sexta-feira (28), um treinamento sobre o protocolo "Não é Não", criado pela lei 14.786/2023 para prevenir e estabelecer diretrizes em casos de constrangimento e violĂȘncia contra a mulher. O treinamento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Com foco no perĂ­odo do Carnaval, o treinamento teve como pĂșblico-alvo donos e representantes de bares, restaurantes e estabelecimentos noturnos, locais estratégicos para servirem de rede de apoio e proteção a mulheres vĂ­timas de assédio e que estão descritos na lei como espaços que devem seguir uma série de recomendações.

Os estabelecimentos em que a legislação é seguida recebem o selo "Não é Não - Mulheres Seguras".

O protocolo prevĂȘ, entre outras coisas, que os estabelecimentos devem criar um código próprio, divulgado nos banheiros femininos, para que as mulheres possam alertar os funcionĂĄrios sobre a necessidade de ajuda, a fim de que eles tomem as providĂȘncias necessĂĄrias.

Além disso, eles devem direcionar as vĂ­timas para atendimento especializados e uma alternativa é a Defensoria PĂșblica que, por meio do NĂșcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), estĂĄ pronta para receber e acolher essas mulheres.

A defensora pĂșblica Rosimeire Barbosa, que atua no Grupo de Atuação Estratégica na Proteção e Defesa das Mulheres (Gadem), reforçou que existem caminhos para proteger mulheres passam por situações de constrangimento e violĂȘncia, principalmente, no perĂ­odo de Carnaval.

"Se essa mulher vier a sofrer qualquer tipo de violĂȘncia, ela vai ser encaminhada para os órgãos que naquele momento atuam, como a polĂ­cia e o serviço médico. Mas, depois disso, ela também vai poder procurar o Nudem ou nosso grupo de trabalho para ajudĂĄ-la, como no pedido de uma medida protetiva, por exemplo", disse.

"Dentro desse protocolo, colocamos para os estabelecimentos quais são os deveres enquanto locais que vendem bebida alcoólica. Eles precisam saber para onde direcionar essa mulher, ter um local para que retire aquela vĂ­tima do contato com o agressor. É preciso saber para onde direcionar. E o que essa mulher quer fazer naquele momento? Ela quer fazer a denĂșncia? Ela quer que chame a polĂ­cia ou não? Ela quer apenas ser acolhida e ser direcionada para alguém de confiança dela para acompanhĂĄ-la até em casa? Então, tem todo um passo a passo que eles vão seguir, e tĂȘm à disposição o material que disponibilizamos para que eles consigam fazer esse passo a passo sozinhos dentro do local onde eles trabalham" orientou Jucicleia Lima, gerente de Direitos, Equidade, Liberdade, Autonomia e Segurança entre as Mulheres (Delas) da Sejusc.

Os representantes e donos de estabelecimentos noturnos que estiveram no treinamento elogiaram a iniciativa. Eles puderam aperfeiçoar o que jĂĄ vĂȘm fazendo para proteger as clientes.

"Nós, donos do Goiaba, somos advogados, então estamos sempre atualizando e querendo saber mais. E acho que é muito importante não só a gente, como todos os donos de vĂĄrios estabelecimentos estarem presentes nesse treinamento e se atualizarem cada vez mais, porque é um tema super recorrente e muito importante para a gente e para o setor inteiro", disse Samuel AraĂșjo, proprietĂĄrio de um bar da zona Centro-Sul da capital.

DPE-AM

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