
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, em relatório divulgado em 2023, revelou que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) direcionava recursos financeiros a diversas organizações não governamentais brasileiras sob o pretexto de ambientalismo.
De acordo com a CPI, milhões de dólares foram destinados a entidades que atuavam principalmente na Amazônia, muitas delas com foco na construção de narrativas negativas contra o agronegócio brasileiro. A investigação indica que essas ações tinham motivações políticas ideológicas de esquerda.
Segundo informações apuradas pela CPI, a Usaid utilizava uma fachada humanitária para financiar essas organizações. A suspeita é de que parte do dinheiro tenha enriquecido políticos e dirigentes de algumas das ONGs envolvidas.
O programa televisivo "A Força do Agro", exibido em 18 de fevereiro de 2025, abordou o impacto do encerramento das atividades da Usaid no Brasil e o consequente fim do fluxo de recursos para as ONGs que tinham o agronegócio como alvo principal de suas campanhas.
A repercussão do fechamento da Usaid na Amazônia foi tema central da reportagem. O programa também discutiu as implicações da interrupção do financiamento para essas ONGs e seus impactos nas atividades de influência política e ideológica na região.
Com o fim dos recursos da Usaid, espera-se uma diminuição das ações de entidades que visam desestabilizar o agronegócio brasileiro, setor estratégico para a economia nacional. A CPI das ONGs continua seus trabalhos para apurar responsabilidades e possíveis crimes cometidos.
Fonte: revistaoeste