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BR319

Movimento "Soluciona BR" realiza ato de protesto nas ruínas da ponte do Rio Curuçá

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Brado de Cidadania em protesto pela queda das pontes do Rio Curuçá e Autaz Mirim, pelos familiares das vítimas e pavimentação definitiva da BR319.

No dia em que se completou dois anos do desabamento da Ponte do Rio Curuçá, o deputado Comandante Dan (Podemos) realizou um ato nas ruínas da Ponte, no km 25 da BR-319. O "Brado Cidadão", como foi entitulado, faz parte de um momento mais amplo, liderado pelo parlamentar, o "Soluciona BR", que busca trafegabilidade com segurança para a estrada que liga Manaus a Porto Velho.

Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Polícia Rodoviária Federal, Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), autoridades do Careiro da Várzea e mais de 200 cidadãos, entre lideranças comunitárias e população mais atingida pela restrição de mobilidade imposta pela ausência da ponte, se fizeram presentes ao ato.

Justiça e Meio Ambiente

Um dos momentos mais emocionantes do Brado do Curuçá foi a manifestação de Francione Viana e Kelly Fernandes, filhos de duas das cinco vítimas mortas com a queda da Ponte: Maria Carneiro Viana e João Fernandes. Passados dois anos, eles sequer receberam auxílio funeral. O processo para apuração de responsabilidade se encontra parado, por ausência de laudo da perícia especializada. Além das 5 mortes, houve um saldo de 14 feridos.

"O movimento quer justiça, tanto às famílias das vítimas da queda das pontes, quanto ao coletivo dos cidadãos do Amazonas, que em meio a uma tragédia ambiental que secou os leitos dos rios, não pode fazer uso da única estrada que permite a chegada de insumos e de ajuda", afirmou Comandante Dan em seu discurso.

Ele lembrou da necessidade de fiscalização e de políticas preventivas às queimadas florestais.

"Não consigo conceber a BR sem uma política efetiva de preservação ambiental: reprimir apenas não basta, é necessário prevenir e monitorar, agir no início, não depois que a floresta está queimada", disse.


Filas quilométricas registradas hoje 28.09 na Ceasa

Problemas na Balsa da Ceasa

Os problemas não estavam apenas na ponte que desabou sobre o Rio Curuçá, sem previsão de entrega até o final de 2024. Eles começam já em Manaus, no embarque da balsa para o Careiro da Várzea. Na madrugada/ início da manhã de sábado, 28, havia uma fila quilométrica para embarque, com mais de uma centena de carretas, além de veículos utilitários menores e de viaturas de passeio.

Segundo informações obtidas de um trabalhador da travessia, que não quis se identificar, o motivo do atraso foi a chuva que atingiu o município do Careiro da Várzea, que impossibilitou os caminhões de desembarcarem. O problema foi causado pelo aclive no barro para a saída da balsa, sem condições de subida, após a chuva, para veículos pesados.

O mesmo trabalhador denunciou que, devido à seca excessiva do rio, a balsa já passa entre praias, quase encalhando.

"A seca para nós não é inédita, este é o segundo ano consecutivo de vazante recorde e parece que não aprendemos nada com a tragédia de 2023. Vemos tudo se repetir, sem uma providência efetiva", finalizou o deputado Dan.


Familiares das vítimas da queda das pontes com Deputado Estadual Comandante Dan.

O movimento continua

Na terça-feira, 1 de outubro, o deputado Comandante Dan realiza uma cessão de tempo a representantes das feiras da capital, que falarão de desabastecimento e majoração de preço, em razão da dificuldade de chegada de mercadorias a Manaus.

Fonte: Aleam

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