
O costume de "entrar com o pé direito" em algum lugar vem dos romanos, os quais acreditavam que, nos eventos e festas, poderiam evitar os maus agouros; e exigiam que seus convidados cumprissem o mesmo ritual. No latim, a palavra "esquerda" significa "sinistra", o que explica a crença dos romanos de que os lados direito e esquerdo simbolizavam, respectivamente, o bem e o mal. Atribui-se que, a partir daí, tal expressão e sua crença se espalharam pelo mundo.
Corriqueiramente, é possível verificar tal atitude quando atletas entram nas arenas com o pé direito, na esperança de que a sorte jogue a favor do seu time. Em muitas outras coisas também: algumas pessoas jamais saem de casa, nem mesmo descem da cama, sem pisar antes com o pé direito. No início de cada ano, sempre se ouve que muitas pessoas precisam "entrar com o pé direito", carimbando sua esperança de sucesso com essa afirmação que lhes parece quase profética.
Muito embora o costume de entrar com o pé direito tenha surgido como uma superstição, cujo intuito era obter sorte, tal ritual não passa disso: uma mera superstição! Todavia, sabemos que essa é uma daquelas coisas que, se bem não fizer, mal também não fará. Desse modo, não basta ter entrado em 2025 com o pé direito; é preciso ir mais além e, no ano todo, procurar "andar com os pés direitos".
Eu explico! Manter-se com os pés direitos significa fazer a coisa certa, agir de modo correto, evitar os erros e promover os acertos, arrepender-se e ajustar o comportamento, buscando sempre andar na verdade e fazer o bem. Isso significa, em última instância, buscar que a boa, perfeita e agradável vontade de Deus seja experimentada na própria vida.
Se quisermos andar com os pés diretos em 2025, a fim de conquistar terrenos nunca dantes pisados, temos de fazer a nossa parte, com determinação e esforço, mas também contando com a ajuda de Deus e a orientação de Sua Palavra.
Por isso, o salmista expressou: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos." (Sl 119.105)
E ainda: "Alargaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram." (Sl 18.36)
O patriarca Jó afirmou: "Os meus pés seguiram as suas pisadas; guardei o seu caminho e não me desviei dele." (Jó 23.11)
Muitos pensam que podem entrar com o pé direito, mas sem temerem a Deus nem contarem com a Sua ajuda, somente para depois se lamentarem por terem ficado à mercê de um destino incerto e traiçoeiro. É esse contraponto que a Bíblia ressalta: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." (Tg 4.13-16)
Entrar com o pé direito é o caminho da superstição e da incerteza; andar com os pés direitos é o caminho da dependência de Deus, em obediência e fé, tornando a vida parte de um triunfo maior e permanente.
Quando alguém procura entrar com o pé direito, acredita que "o acaso vai me proteger". Quem anda com os pés direitos afirma: "O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra." (Sl 121.2)
Quem anda com os pés direitos sabe que nada pode fazer, mas afirma com confiança: "Tudo posso naquele que me fortalece." (Fp 4.13)
Quem anda com os pés direitos não diz "ninguém me ama", pois sabe que Deus o ama com "amor incondicional e eterno". (Jr 31.3)
Quem anda com os pés direitos pode não ver saída, mas crê que "Deus guiará os seus passos" no caminho. (Pv 3.5)
Quem anda com os pés direitos pode até dizer "estou cansado", mas crê que "Jesus lhe dará descanso". (Mt 11.28)
Quem anda com os pés direitos pode se sentir angustiado, mas sabe que "Deus o livrará no dia da angústia." (Sl 90.15).
Quem anda com os pés direitos sabe que não merece perdão, mas crê que "Deus é misericordioso e perdoa todos os seus pecados" (1Jo 1.9).
Quem anda com os pés direitos pode se sentir só e desamparado, mas crê que "Deus nunca o deixará nem o desamparará". (Hb 13.5)
Quem anda com os pés direitos não diz "não vou conseguir", mas fica firme na promessa de que "Deus suprirá todas as suas necessidades em Cristo." (Fp 4.19)
Quem entra com o pé direito confia na sorte. Quem anda com os pés direitos "entrega o seu caminho ao Senhor e confia Nele", crendo que tudo o mais Ele fará dar certo. (Sl 37.5)
Ande com os pés direitos em 2025, pois esse é o caminho da vitória!