Durante a apresentação do levantamento, nesta terça-feira (9), na sede do Ministério da Educação (MEC), o ministro Camilo Santana ressaltou a reversão da tendĂȘncia de queda de matrĂculas após a pandemia da covid-19, que foi de 0,4% na educação bĂĄsica naquele perĂodo. "Neste ano não caĂmos, e até crescemos. Então, é uma tendĂȘncia importante."
O ministério aguarda o envio do nĂșmero de matrĂculas na rede pĂșblica de ensino, em maio, pelas redes de ensino estaduaisa fim de avaliar os impactos da polĂtica. A chamada poupança do ensino médio - o Pé-de-Meia - oferece incentivos financeiros para promover a permanĂȘncia e a conclusão escolar por estudantes de famĂlias inscritas no Cadastro Ănico para Programas Sociais (CadĂnico) do governo federal.
Ensino médio regular
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlios ContĂnua 2024, do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE), mostram que 93,4% da população de 15 a 17 anos frequentava a escola em 2024.
De acordo com o Censo Escolar 2024, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep), 82,5% dos alunos do ensino médio estudavam no turno diurno e 17,5% (1,4 milhão de estudantes) estudavam à noite. É a Ășnica etapa da educação bĂĄsica com este percentual de alunos do perĂodo noturno.
No Brasil, o ensino médio regular é majoritariamente urbano. Do total de estudantes matriculados, 94,5% frequentavam escolas nas cidades.
Sobre a distribuição das matrĂculas no ensino médio, a rede estadual é a principal responsĂĄvel pela educação no ensino médio, com 6,5 milhões de alunos (83,1%). A rede estadual concentra 95,8% dos estudantes da rede pĂșblica e a rede federal registra 243,6 mil matrĂculas, o que corresponde a 3,1% do total.
A rede privada tinha cerca de 1 milhão de alunos em 2024, o que corresponde a 13,2% das matrĂculas no ensino médio.
Quatro em cada dez escolas de ensino médio (42,2%) abrigam mais de 500 alunos cada uma, revela o Censo.
Os resultados completos do Censo Escolar 2024 estão disponĂveis no portal do Inep.
AgĂȘncia Brasil