Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Amazônia

Inpa participa de Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação com foco em sustentabilidade na Amazônia

Políticas em ciência, tecnologia e inovação para biomas brasileiros; VÍDEO

Imagem de destaque da notícia
Evento aconteceu nos dias 04, 05 e acontecerá 12 de abril. Os dois primeiros dias foram em Manaus e Belém, respectivamente - Banner: MCTI/Divulgação

5ª CNCTI - Conferência Temática: A biodiversidade da Amazônia.

No link a seguir você acompanhará um debate importantíssimo sobre a Amazônia e seus desafios. Explanação realizada por autoridades e cientistas que provocam a sociedade brasileira quanto a necessidade de olhar com um olhar diferenciado para essa exuberância verde, rica e gigante.


CLICL AQQUI: ACOMPANHE O PAINEL: A BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA, desafios e alertas.

Na quinta e sexta-feira (04 e 05), aconteceu a Conferência Livre "Amazônia – Para um futuro sustentável e inclusivo", em Manaus (AM) e Belém (PA), respectivamente. O evento híbrido (presencial com transmissão no canal do YouTube/@Andifes) contou com 16 hubs - pontos de participação - pela região norte. Uma terceira etapa da Conferência ocorrerá no dia 12 de abril, em formato remoto. Nos três dias, os debates acontecem das 14h às 18h de Brasília (das 13h às 17h/ de Manaus).

O encontro é promovido pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia, em conjunto com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O debate faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5 CNCTI), que será realizada de 04 a 06 de junho, em Brasília.

A primeira parte da programação (04 de abril) aconteceram no Auditório do Instituto de Computação, no setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), em Manaus (AM). No dia 05, aconteceu no Auditório do campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA). Ambas as atividades aconteceram no modelo híbrido, com participações presenciais e online.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/conferencia-livre-amazonia-pra-um-futuro-sustentavel-e-inclusivo-445201/. Também é possível acompanhar os debates, sem inscrição prévia, através do link: youtube.com/andifes. Para receber a Declaração de Participação presencial ou online, é necessário fazer a inscrição.

O bioma de imensa riqueza ocupa vasto território que se estende por nove estados do Brasil - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão - é palco de significativas questões sociais e políticas. O objetivo da Conferência é desenvolver uma política nacional de ciência e tecnologia que priorize a Amazônia, com foco na conservação da biodiversidade, visando também o desenvolvimento sustentável de uma região estratégica para o Brasil não apenas como necessidade, mas também um grande desafio.

"A proposta de realizar uma conferência livre sobre a Amazônia visa explorar e aprofundar o conhecimento já existente na região, o desenvolvimento de infraestruturas e tecnologias que melhorem a qualidade de vida das populações locais, respeitando suas especificidades culturais e sociais. Isso inclui a elaboração de estratégias de ciência e tecnologia para áreas como saúde, educação, conectividade digital e inovações tecnológicas aplicáveis em todo o território amazônico", destacou a professora Tanara Lauschner, subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI.

Ainda segundo Lauschner, os debates devem contemplar o potencial de vários setores que podem se beneficiar de pesquisas e tecnologias avançadas e que têm o potencial de gerar empregos, renda e desenvolvimento econômico, alinhados aos princípios da sustentabilidade.

Programação

O evento contempla a discussão dos eixos I, II, III e IV da 5 CNCTI, sendo dois em Manaus e dois em Belém. O último dia será destinado ao debate e sistematização das propostas.

A Mesa de Abertura da Conferência será formada pela subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do MCTI, Tanara Lauschner; pelo reitor da Ufam, Sylvio Puga - representante da Andifes; pelo Secretário da Sedecti-AM, Serafim Corrêa - representando o Consecti) e pelo diretor do Icomp, José Luiz Pio - representando a SBPC.

O diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, apresentará a Conferência 1, do Eixo 1, que vai tratar sobre a "Recuperação, expansão e consolidação do Sistema de CT&I na Amazônia". As professoras Fabiana Granja (UFRR), Marlúcia Martins (MPEG) e Márcia Perales (Fapeam) estarão como debatedoras. A mediação ficará com a professora Maristela Silveira.

Confira a programação completa:

Programação – Horário de Brasília

04/04 – Manaus – Local: Auditório do Instituto de Computação da Ufam - Híbrido

14h - Abertura

14h30 – Mesa I: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

16h – Intervalo

16h15 – Mesa II: Reindustrialização em novas bases e apoio ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nos empreendimentos solidários e nas empresas da Amazônia

05/05 – Belém – Local: Auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi – Híbrido

14h30 – Mesa III: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos para e na Amazônia;

16h – Intervalo

16h – Mesa IV: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social da Amazônia

12/05 – Remoto – Relatório Final

14h30 – 15h30 – Apresentação da sistematização das propostas

15h30 – Intervalo

15h45 – Discussão das propostas

Categoria
Ciência e Tecnologia


Fonte: Inpa

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis