Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Microsoft

O que há de novo no Windows 11 22H2? Eis o que sabemos sobre o Sun Valley 2


Em breve, o Windows 11 receberá sua próxima grande atualização. A versão 22H2, também conhecida como Sun Valley 2, trará uma série de novidades. Algumas delas são a volta de recursos atualmente ausentes na Barra de Tarefas, abas no Explorador de Arquivos, novos visuais para alguns apps e muito mais. Neste texto, separamos tudo que sabemos sobre essa nova versão do Windows 11.

Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Vale destacar que a data de lançamento do Sun Valley 2 ainda é um mistério, mas temos nossos palpites. Pelas novidades mais recentes, podemos esperar que a ampla distribuição da atualização ocorra em setembro de 2022. No entanto, se a Microsoft seguir um cronograma similar ao lançamento da versão 21H2, a próxima atualização poderia ocorrer em outubro deste ano.

Explorador de Arquivos finalmente terá abas

Essa novidade é, na realidade, um pedido bem antigo dos usuários. Com a chegada da versão 22H2, o Explorador de Arquivos do Windows 11 provavelmente vai receber abas. Afinal, ninguém gosta de manter várias janelas abertas enquanto organiza e visualiza seus arquivos.

Neste mês de junho, a Microsoft começou a testar esse recurso em mais computadores, indicando que a função pode chegar com o Sun Valley 2. As abas no Explorador de Arquivos apareceram na versão KB5014700 do Windows 11, no programa Windows Insider, o canal de testes do sistema operacional.

Essas abas funcionam de uma forma muito parecida com as de qualquer navegador. Na barra superior, o usuário pode alternar entre diferentes pastas abertas dentro de uma única janela. Além disso, clicar com o botão direito do mouse sobre uma pasta mostrará uma nova opção para abri-la em uma nova aba. Outra solução seria clicar no botão “mais”, que fica na mesma barra.

Abas do Explorador de Arquivos são praticamente idênticas ao recurso dos navegadores (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Explorador de Arquivos também ganhou um novo painel de navegação na parte esquerda da janela. Essa novidade traz um visual mais limpo e acesso rápido para pastas fixadas ou usadas frequentemente. Essa região do Explorador de Arquivos também inclui perfis do OneDrive associados ao usuário do Windows 11.

“Área de Transferência Inteligente” deve chegar na 22H2

A próxima atualização do Windows 11 também deve apresentar um recurso muito similar ao “Smart Text Selection” do Android. Batizada de “Área de Transferência Inteligente”, essa nova funcionalidade deve chegar na versão 22H2 e vai oferecer novas maneiras de copiar e colar conteúdo entre aplicativos, trazendo sugestões de ações e programas para abrir arquivos copiados, por exemplo.

O Windows 11 já conta com um painel de histórico da área de transferência, aberto ao pressionar as teclas Windows + V. Por essa janela, é possível gerenciar textos, GIFs, imagens e outros arquivos que foram copiados recentemente.

No entanto, a Área de Transferência Inteligente será um recurso completamente novo e que conta com seu próprio atalho no teclado, em vez de uma atualização para a janela já existente de histórico da área de transferência. Na prática, o Sun Valley 2 vai adicionar aplicativos como ações sugeridas para os arquivos copiados.

Novo recurso é diferente do painel de histórico da área de transferência (Imagem: Screenshot/ Tecnoblog)

O Android, por exemplo, já tem um recurso bem parecido há algum tempo. O chamado Smart Text Selection (Seleção inteligente de texto), introduzido na versão Oreo 8.0, é um ótimo exemplo para entender como a Área de Transferência Inteligente pode funcionar na versão 22H2 do Windows 11. Esse recurso foi inicialmente descoberto nos arquivos de uma build de testes do sistema operacional no final de março de 2022.

Novo visual para o Gerenciador de Tarefas

Outra novidade em destaque é o novo visual do Gerenciador de Tarefas na versão 22H2 do Windows 11. A atualização Sun Valley 2 trará suporte à cor em destaque do seu sistema, desde que ela não afete a legibilidade dos números.

Gerenciador de tarefas será atualizado na versão 22H2 Windows 11 (imagem: Reprodução/ Microsoft)

Por exemplo, na imagem acima podemos ver o aplicativo na cor azul, em destaque no Windows. Assim, o Gerenciador de Tarefas se torna mais visualmente compatível com os demais recursos. Além disso, o app também terá seu modo escuro para se integrar melhor ao design geral do Windows 11.

Arrastar e soltar retorna à Barra de Tarefas

Após muitas críticas de usuários, a Microsoft deve voltar atrás em uma mudança muito polêmica do Windows 11. A Barra de Tarefas, que atualmente não permite arrastar e soltar apps, pastas e arquivos nela, receberá a função de volta na Sun Valley 2.

Essa notícia veio ainda em setembro de 2021, quando o retorno do recurso apareceu, em fase de testes, na build 22458 do Windows 11. Assim, na versão 22H2, será novamente possível arrastar arquivos e pastas para abri-los em programas específicos ou ainda para fixar apps mais facilmente na Barra de Tarefas.

Ao arrastar um ícone para a barra, aparece um sinal de “proibido” (Imagem: Reprodução/Windows Latest)


Quando o recurso foi removido em julho do ano passado, muitos usuários pensaram que se tratava de algum bug. Para a surpresa de muitos, a Microsoft havia realmente removido a função de arrastar e soltar na Barra de Tarefas do Windows 11.

A Microsoft escutou a chuva de críticas e vai voltar atrás na mudança na próxima grande atualização do sistema operacional. Na época, a empresa argumentou que a ideia era tornar o Windows mais “simples”.

Outras novidades: Menu Iniciar e Windows Update

Há ainda outras novidades interessantes na versão 22H2. O Menu Iniciar, por exemplo, permitirá que você crie e organize pastas na área de aplicativos fixados. Basta arrastar um ícone em cima de outro para criar uma pasta. Então, você pode adicionar mais apps, reorganizar e remover aplicativos como quiser. Também é possível renomear as pastas, trazendo mais personalização para seu Menu Iniciar.

Pastas no Menu Iniciar chegam na versão Sun Valley 2 do Windows 11 (Imagem: Reprodução/ Microsoft)

O Windows Update também ganhará novos recursos para, segundo a Microsoft, reduzir as emissões de carbono. Introduzida no Windows Insider em março, essa função ajudaria o sistema a diminuir o uso de fontes de energia não-renováveis.

Na prática, o Windows tentará agendar instalações de atualizações em horários específicos do dia que podem resultar em emissões de carbono mais baixas. Anteriormente, o agendamento dinâmico do Windows Update tentava atualizar o sistema operacional em momentos em que você provavelmente não está usando seu computador.

“O Windows Update está comprometido em ajudar a reduzir emissões de carbono” (Imagem: Divulgação/ Microsoft)

O novo recurso só será ativado quando o computador estiver conectado à fonte de energia e se houverem dados regionais da rede elétrica disponibilizados pelo eletricMap ou WattTime, parceiros da Microsoft.

Quando chega o Windows 11 22H2?

No início de junho, o update 22H2 do Windows 11 entrou no canal Release Preview do programa Windows Insider. Trata-se da última etapa antes de a versão ser liberada para todo mundo. Ou seja, o lançamento do pacote Sun Valley 2 está bem próximo, ainda que a Microsoft não tenha definido uma data.

Esse canal Release Preview tem o intuito de verificar se todas as novidades e correções implementadas nas prévias anteriores funcionam devidamente e não apresentam novas falhas.

No entanto, essa etapa é trabalhosa. Essa pode ser a razão por trás do silêncio da Microsoft sobre a data de lançamento da atualização. Mesmo assim, diante de todas essas informações, tenho meus palpites. Acredito que a versão 22H2 deve chegar em setembro, com uma possível liberação gradual ainda mais cedo.

Por outro lado, se a Microsoft seguir um cronograma alinhado com o lançamento da versão 21H2, a próxima atualização deveria ocorrer em outubro deste ano.

O que há de novo no Windows 11 22H2? Eis o que sabemos sobre o Sun Valley 2

Tecno Blog

Aplicativos E Software Microsoft Windows 11

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!