Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

stf

Silvinei pede para acompanhar julgamento do núcleo 2 no STF

O ex-diretor da Policia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques pediu nesta segunda-feira (7) autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar presencialmente o julgamento dos acusados do núcleo 2 da trama golpista nos dias 22 e 23 de abril.


O ex-diretor da Policia RodoviĂĄria Federal (PRF) Silvinei Vasques pediu nesta segunda-feira (7) autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar presencialmente o julgamento dos acusados do nĂșcleo 2 da trama golpista nos dias 22 e 23 de abril.

Vasques é um dos seis denunciados pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) pela acusação de organizar ações para "sustentar a permanĂȘncia ilegĂ­tima" de Bolsonaro no poder, em 2022. Se a denĂșncia da PGR for aceita, eles se tornarão réus e vão responder a um processo criminal.

Na petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, os advogados de Silvinei Vasques pedem autorização para o deslocamento dele de São José (SC) para BrasĂ­lia.

"Considerando a relevância dos fatos imputados e a magnitude do julgamento que se avizinha, o comparecimento pessoal do requerente revela-se necessĂĄrio para o pleno exercĂ­cio de sua defesa, em consonância com os princĂ­pios constitucionais do contraditório e da ampla defesa", justificou a defesa.

Além de Vasques, fazem parte do nĂșcleo 2 Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); MĂĄrio Fernandes (general do Exército); MarĂ­lia de Alencar (ex-subsecretĂĄria de Segurança do Distrito Federal) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretĂĄrio-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal).

A denĂșncia serĂĄ julgada pela Primeira Turma do STF. O colegiado é composto pelo relator da denĂșncia, Alexandre de Moraes, e os ministros FlĂĄvio Dino, Cristiano Zanin, CĂĄrmen LĂșcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação serĂĄ julgada pelo colegiado.

Até o momento, somente a denĂșncia contra o nĂșcleo 1 foi julgada. No mĂȘs passado, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Faltam mais trĂȘs nĂșcleos para serem julgados.

AgĂȘncia Brasil

Justiça Stf Silvinei Vasques PRF Golpe De Estado

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!