Com vÃdeo gravado pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos, e a presença de representante vindo de BrasÃlia, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) realizou, nesta terça-feira, 15, sessão especial em alusão ao aniversário de 30 anos do Bosque da Ciência. Parque verde urbano mais antigo de Manaus, recebendo mais de 120 mil visitantes ao ano, gratuitamente, o Bosque é uma área de visitação e de divulgação da pesquisa cientÃfica realizada pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia, o INPA.
"O Bosque da Ciência é um exemplo de educação ambiental e popularização da ciência. Quero me congratular com cada pesquisador, cada servidor que compõe a equipe daquele parque, que é uma ferramenta eficaz de ensino e aprendizagem em espaços não formais e interdisciplinares. Não há dúvida sobre a relevância do Bosque na promoção da divulgação cientÃfica de forma didática, criativa e divertida, colaborando para o conhecimento da região amazônica e sua biodiversidade", declarou o deputado.
Durante a sessão, o parlamentar fez referência à necessidade de Manaus, que se propõe a ser a capital da Amazônia, já que é a maior cidade da região, tanto em termos econômicos , quanto polulacionais, de estimular e apoiar o surgimento de espaços como o Bosque da Ciência. Segundo ele, a população se ressente de espaços que permitam a imersão na natureza, tão primordial à conscientização ambiental.
Em vÃdeo especialmente gravado para a ocasião, a Ministra Luciana Santos saudou a todos e reafirmou a importância do parque como forma de divulgação cientÃfica e conscientização ambiental. O Ministério se fez representar pelo Coordenador-Geral de Programas e Projetos para Amazônia, Eliomar da Mota Cunha, vindo de BrasÃlia especialmente para a ocasião.
Também se fizeram presentes o Consul de Cultura e Relações Públicas do Japão em Manaus, Hiroaki Aizawa, Luiza Magali Henriques, coordenadora geral de planejamento do Bosque, Jorge Ramos Lobato, coordenador geral do parque, além de pesquisadores, servidores e simpatizantes daquele espaço.
Bosque da Ciência
O Bosque da Ciência do Inpa, criado em 1º de abril de 1995, tinha como público-alvo inicial os moradores do seu entorno. Há muito tempo passou a receber estudantes de Manaus e visitantes nacionais e estrangeiros, promovendo diálogos sobre a importância da preservação da biodiversidade amazônica.
O Bosque se consolidou como um parque verde urbano, que protege um fragmento florestal cheio de vida e proporciona ao visitante contato com a natureza, além de educação ambiental, popularização da ciência e ações culturais.
Aleam