
Em um cenário global de tensões comerciais, o bilionário Elon Musk manifestou seu desejo de ver uma total liberdade de comércio entre os Estados Unidos e a Europa. A declaração ocorreu dias após o anúncio de tarifas por Donald Trump contra parceiros comerciais, incluindo a Itália, que possui um grande superávit comercial com os EUA.
Musk, conhecido por seu apoio a partidos de direita na Europa, expressou sua opinião durante um congresso do Partido da Liga, na Itália. Ele participou por vídeo conferência.
As tarifas anunciadas por Donald Trump podem impactar a Itália, sujeitando o país a uma tarifa geral de 20%, juntamente com outros membros da União Europeia. A medida gerou reações e debates sobre o futuro das relações comerciais transatlânticas.
Além da questão comercial, Musk abordou a importância da liberdade de movimento entre os continentes.
"Se as pessoas quiserem trabalhar na Europa ou na América do Norte, elas devem ter permissão para fazê-lo, na minha opinião." disse Musk.
O Ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, expressou o desejo do governo de diminuir a escalada com os EUA após o anúncio das tarifas, alertando contra a imposição de tarifas retaliatórias.
Musk também expressou apoio à Liga de Salvini, reiterando seu alinhamento com pautas de direita, incluindo a repressão à imigração irregular, demonstrando seu posicionamento político claro e consistente.
No mês passado, Musk agradeceu a Salvini após o chefe da Liga dizer que a Itália deveria escolher sua empresa Starlink para obter um sistema de comunicações via satélite.
Fonte: infomoney