A feira de turismo em Lisboa, desde quarta-feira (12/03) até domingo (16/03), reúne 85 países e 1,5 mil expositores
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), participa da Better Tourism Lisbon Travel (BTL), desde quarta-feira (12/03) até domingo (16/03), em Lisboa, Portugal. A Amazonastur está na 35ª edição da maior feira de turismo português para fortalecer relações comerciais e promover o destino Amazonas, como opção turística no mercado europeu.
Com a estimativa de receber cerca de 80 mil visitantes, a BTL conta com 85 países e 1,5 mil expositores divulgando seus destinos de forma global. Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a participação na feira é uma oportunidade estratégica para fomentar a economia no estado.
"Apresentar o Amazonas na feira internacional proporciona ao estado um aumento do fluxo turístico que já vem crescendo com o retorno do voo da TAP, desde novembro. Com o aumento da chegada de turistas ao Amazonas, é possível gerar mais renda, movimentar a economia e tornar o turismo uma matriz econômica", pontuou Ribeiro.
Após a retomada do voo Lisboa-Manaus, da TAP Air Portugal, o mercado português é a porta de entrada para o turismo na Europa. Ao todo, Portugal possui 14 voos diretos para o Brasil. De acordo com dados da Agência Brasileira de Turismo (Embratur), Portugal ocupa a sétima posição dos países emissores do Brasil.
Com maior conectividade, a operadora de turismo portuguesa, Carla Patricia, irá retornar ao Amazonas após duas décadas. "Estou muito animada para rever o encontro das águas e os novos atrativos turísticos que peguei de orientação aqui no estande. Estou animada para ver o que mudou nesses 20 anos", comentou.
A BTL é a quinta feira de promoção turística que a Amazonastur participa em 2025. Na avaliação do assessor de Marketing, Adelson Pacheco, essa presença é fundamental para divulgar o destino Amazonas internacionalmente.
"Participar coloca o estado no foco de opções dos principais operadores de turismo dos destinos que estão visitando o Brasil. Além de ampliar a divulgação para o público português que está participando na feira, com esclarecimento de opções de roteiro", destacou.
AmazonasTur