A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço PĂșblico promove na próxima terça-feira um seminĂĄrio para discutir o possĂvel fim do Regime JurĂdico Ănico (RJU) dos servidores pĂșblicos. O evento acontecerĂĄ às 9 horas no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e abordarĂĄ os impactos da decisão sobre a constitucionalidade da Emenda Constitucional 19, de 1998.
Essa emenda, que extinguiu a obrigatoriedade do Regime JurĂdico Ănico (RJU) na administração pĂșblica, foi questionada no Supremo Tribunal Federal por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2135. A ação pedia que a emenda fosse declarada inconstitucional.
O STF julgou a ADI improcedente em 6 de novembro de 2024, declarando a constitucionalidade da emenda 19. Por essa decisão, os entes federativos podem contratar servidores pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O RJU, criado pela Lei 8.112/90, unificou o vĂnculo dos servidores pĂșblicos civis da União sob um estatuto próprio, garantindo estabilidade, isonomia de direitos e maior segurança na administração pĂșblica. Antes disso, coexistiam diferentes regimes, como o estatutĂĄrio e o celetista, o que gerava desigualdades e desafios na gestão de pessoal.
Com a retomada das discussões sobre a EC 19/98 e a ADI 2135, especialistas, parlamentares e representantes do funcionalismo pĂșblico se reunirão para debater os possĂveis cenĂĄrios e impactos para os servidores e a administração pĂșblica. O evento é aberto ao pĂșblico e promete ser um espaço essencial para compreender as mudanças em debate.
Confira a programação:
9h – InĂcio do SeminĂĄrio
PALESTRAS
9h30 – Contexto histórico e desafios do Regime JurĂdico Ănico
LuĂs Fernando Silva – advogado membro do Coletivo Nacional de Advogados de Entidades do Serviço PĂșblico (CNASP), assessor jurĂdico de entidades sindicais, ex-secretĂĄrio de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, pesquisador-colaborador da Escola Nacional de SaĂșde PĂșblica da Fundação Oswaldo Cruz.
10h – A gestão do Estado brasileiro que promove transformações estruturais no desenvolvimento do paĂs
José Celso Cardoso JĂșnior – secretĂĄrio de Gestão de Pessoas no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços PĂșblicos (MGI); formado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), com mestrado em Teoria Econômica e doutorado em Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).
10h30 – Estado, democracia e serviço pĂșblico. quais os novos paradigmas?
Adriana Marcolino - diretora técnica do Departamento Intersindical de EstatĂstica e Estudos Socioeconômicos (Dieese), intgrante do Conselho de Desenvolvimento SustentĂĄvel (Conselhão) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
11h – Debate
12h – Encaminhamentos
13h – Encerramento com a unificação de ações em prol do serviço pĂșblico.
AgĂȘncia Câmara NotĂcias