O Projeto de Lei 20/25, em anĂĄlise na Câmara dos Deputados, institui o Código Brasileiro de Defesa do Turista. O objetivo é estabelecer regras claras para proteger quem viaja pelo paĂs.
O texto também cria a PolĂtica de AssistĂȘncia ao Turista em EmergĂȘncia, com medidas para situações como enchentes ou epidemias.
A proposta define os direitos bĂĄsicos para os viajantes e cria normas que as empresas do setor turĂstico deverão seguir para evitar abusos e garantir um atendimento adequado. Também prevĂȘ sanções administrativas e penais para o descumprimento do código.
A deputada Renata Abreu (Pode-SP), autora do projeto, afirma que a pandemia de Covid-19 mostrou como a falta de regulamentação clara prejudicou os turistas e as empresas do setor. "Milhões de viagens foram canceladas sem que houvesse um padrão para reembolsos e assistĂȘncia aos viajantes", disse Renata Abreu.
Ela afirmou que a proposta foi baseada em modelos internacionais e na legislação do Uruguai, paĂs referĂȘncia na proteção de turistas.
- obter informações claras e acessĂveis nas lĂnguas portuguesa, espanhola e inglesa sobre o serviço turĂstico ofertado ou contratado;
- escolher alternativas (como reembolso ou reagendamento) em caso de falha na prestação do serviço do contratado;
- receber vale-compra em caso de situação de emergĂȘncia que inviabilize a execução do contratado, sem custos extras e com validade mĂnima de um ano; e
- receber assistĂȘncia da Defensoria PĂșblica, no caso de turistas hipossuficientes.
O texto prevĂȘ o gerenciamento da crise por órgãos pĂșblicos, a formulação de planos de contingĂȘncia e a comunicação com as missões diplomĂĄticas, no caso dos turistas estrangeiros.
Entre os deveres dos prestadores de serviços turĂsticos (como hotéis e agĂȘncias de turismo) nas situações de emergĂȘncia estão:
- oferecer informações sobre segurança e serviços de saĂșde;
- não cobrar valor superior à média das diĂĄrias pela estadia adicional imposta pela situação de emergĂȘncia;
- não cobrar taxa de cancelamento caso o turista não possa chegar no local de acomodação por causa da crise.
AgĂȘncia Câmara NotĂcias