Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Data Base Forças de Segurança

Representatividade das diversas categorias da segurança pública se unem em protesto para cobrar do governo suas Datas Base


Fotos: Ronaldo Siqueira

As categorias que representam as forças de segurança pública do Amazonas continuam em campanha a favor da concessão da data-base dos policiais militares, policiais civis e do corpo de bombeiro militar, da ativa e da reserva. Há mais de 4 anos estão vendo seus salários perderem poder de compra, corroídos pela inflação, somando quase 30% de perdas durante esse período.

Segundo a Lei n° 3.725/ 2012, no artigo 7°, o dia 21 de abril, a data consagrada a Tiradentes, patrono das polícias militares, ficou estabelecida como marco anual para o anúncio do benefício.


Nesta quinta-feira (02) as categorias realizaram carreata, protesto em frente a sede do Governo e um acampamento permanente, até que o governador Wilson Lima resolva receber a comissão e seus representantes.

As manifestações tem como objetivo sensibilizar a opinião pública e a sociedade, a fim que entendam a importância de valorização dos agentes da segurança pública e a necessidade de priorizar quem faz cumprir a lei e a ordem.


"É estarrecedor pensar que até agora o Executivo estadual não tenha se pronunciado sobre o assunto. Estamos atrasados em quatro anos, quando outras categorias, como saúde e educação, tiveram atualização salarial anunciada em 2023. Não queremos um favor e não queremos aumento, queremos a reposição das perdas inflacionárias, que já somam mais de 29% entre 2021 e 2024. Em alguns casos, o cálculo de perdas é ainda maior, como o caso da Polícia Civil, que já amarga 33% de perda de poder de consumo", afirmou o deputado Comandante Dan Câmara em tribuna na Aleam. O Deputado que é oriundo da PMAM, coronel veterano, ex-Comandante Geral da corporação e atual Presidente da Comissão de Segurança Pública de Aleam e da União dos Legislativos e Legisladores Estaduais do Brasil- Unale, realizou uma contagem regressiva até o dia 21 de abril, como não foi anunciada, agora começou na tribuna da Aleam uma contagem progressiva, já somando 4 anos e 12 dias sem o ajuste da Data Base.


Imagem Mídia Social do Comandante Dan

Dan Câmara argumentou ainda que os percentuais de perdas salariais apontam para um terço do vencimento de policiais civis, militares, bombeiros militares, peritos, e demais segmentos que compõem a segurança pública. "É uma perda muito elevada, inversamente proporcional ao volume de trabalho e aos riscos que se expõem aqueles profissionais", explicou.

O deputado disse que proporá emendas orçamentárias à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, para cobrir a data-base e a contratação de concursados, bem como a realização de novos concursos para o segmento.

"Da mesma forma que fizemos em 2023, para as peças orçamentárias que regem 2024, faremos visando o próximo ano, o povo delega poder aos parlamentares para isso, para os representar em seus interesses", concluiu.


Essa busca pela melhoria passa pela valorização dos agentes de segurança pública, pela realização de novos concursos, pois só na PMAM tem uma defasagem de quase 50% de seu efetivo, necessidade de melhores estruturas físicas para as policias do interior do Amazonas, equipamentos modernos e até a necessidade de uma GLO, Garantia da Lei e da Ordem em nossas fronteiras, tendo em vista que estamos ladeados com os maiores produtores de cocaína do mundo. Por isso, hoje somos o Estado da federação que mais apreende drogas e estamos entre as capitais e Estados com os maiores índices de violência do Brasil.

Acampamento em frente a sede do Governo.

Assessoria das Categorias e Aleam

Data Base PMAM PCAM Bombeiros Militares Amazonas Segurança Pública Forças de Segurança

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!