Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Assembleia Legislativa do Amazonas

Comissão de Segurança Pública da Aleam inicia os trabalhos para o enfrentamento da violência nas escolas do Amazonas

A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na quinta-feira (16/5), Audiência Pública na zona Norte de Manaus, com objetivo de implantar a Lei nº 6.


Foto: ALEAM

A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na quinta-feira (16/5), Audiência Pública na zona Norte de Manaus, com objetivo de implantar a Lei nº 6.821/2024, que institui o Plano de Segurança e Respostas às Ameaças nos Estabelecimentos de Ensino no Amazonas.

A proposta inicial é realizar e implantar um plano de segurança piloto na Escola Estadual Francisca de Paula Jesus Isabel, localizada naquela área.

A experiência servirá como um laboratório para os planos dos diferentes modelos de escolas, públicas ou privadas.

O deputado Comandante Dan (Podemos), presidente da CSP e autor da lei, afirmou que a legislação é um marco importante para proteção dos estudantes e profissionais da educação, proporcionando um ambiente escolar mais seguro e preparado para lidar com possíveis ameaças.

A lei contempla medidas preventivas e de resposta rápida para garantir a integridade física e emocional de todos os envolvidos no processo educativo.

"Cada escola é um universo particular, em razão das suas características e os planos, para se mostrarem efetivos, precisam considerar as peculiaridades geográficas, físicas e socioambientais. Se não for assim, não funcionará", declarou o parlamentar.

Ele reforçou que o dispositivo legal tem foco tanto na prevenção, quanto na reação em caso de urgências e emergências.

A audiência reuniu membros da diretoria de ensino da Polícia Militar, do Comando do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Metropolitana de Manaus, da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), além dos representantes da comunidade da Escola Francisca de Paula.

Todos foram unânimes em afirmar sobre a importância do dispositivo legal ser implantado e defenderam que a experiência piloto facilitará a sistematização dos trabalhos.

O professor Roque Raimundo, que faz parte dos quadros da escola, expressou preocupação com a segurança dos alunos e funcionários e propôs a implementação de um sistema de SOS nas escolas. Ele explicou, ainda, que este sistema permitiria uma resposta rápida e coordenada em situações de emergência, proporcionando um canal direto de comunicação entre as escolas e os serviços de segurança pública.

O próximo passo para efetivação do plano de segurança é o alinhamento entre a CSP, Seduc e SSP.

A audiência aconteceu dois dias depois de um episódio de violência na Escola Estadual Padre João Badalotti, em Barcelos (distante a 406 quilômetros de Manaus), quando um aluno entrou armado na instituição para desferir ataques.

Portal da Aleam

Destaques No Slider Assembleia Legislativa Do Amazonas Audiência Pública Comissão De Segurança Pública CSP Deputado Comandante Dan Escola Estadual Francisca De Paula Jesus Isabel Lei Nº 6.821/2024 Plano De Segurança E Respostas às Ameaças Nos Estabelecimentos De Ensino No Amazonas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!