A confirmação de um show gratuito de Lady Gaga no Rio de Janeiro gerou grande expectativa no mercado de eventos. Especialistas apontam que iniciativas como essa democratizam o acesso à cultura e oferecem experiências únicas ao público.
Marcelo Flores, produtor e professor da ESPM, destacou a importância da decisão da Prefeitura do Rio em proporcionar um evento gratuito, aproveitando o potencial da artista e o interesse dos patrocinadores.
"Eu vejo com muitos bons olhos essa decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de criar essa oportunidade das pessoas terem acesso a um grande show sem pagar ingressos. E ela toma essa decisão logicamente se baseando na força do artista, e na atratividade que isso vai ter para os patrocinadores" disse o professor Flores.
O sucesso de eventos como o show de Madonna em Copacabana, em 2024, e a expectativa em torno da apresentação de Gaga reforçam a tendência de busca por experiências imersivas, onde o público investe em momentos que valem a pena.
"As pessoas estão cada vez mais pensando em como vão investir seus recursos para se divertir. Então a gente vê um crescimento muito grande no Brasil, e no mundo, cada vez mais de ofertas que não ofereçam apenas grandes shows, por exemplo, mas por experiências e projetos imersivos que façam valer a pena o investimento de dinheiro e tempo, O quê, claro, para as marcas também é muito importante", explicou Marcelo Flores.
Para Flores, o impacto positivo desses eventos pode atrair mais shows gratuitos e motivar artistas internacionais a incluírem o Brasil em suas turnês. A visibilidade e o retorno financeiro para a cidade são fatores cruciais na decisão dos artistas.
"Quando mais artistas forem e quanto melhor for o resultado em termos de público, em consumo e participação na cidade, mais chances de outros show e eventos acontecerem", afirmou Flores.O projeto Todo Mundo no Rio, responsável por trazer Lady Gaga, planeja futuras atrações internacionais nos próximos anos. Paralelamente, artistas como Olívia Rodrigo e Mariah Carey já confirmaram shows em Curitiba e Belém, expandindo o circuito de eventos para além do eixo Rio-São Paulo.Além disso, há rumores de que outros grandes nomes, como Billie Eilish e o grupo de K-Pop BLACKPINK, podem anunciar shows no Brasil em breve. Essa movimentação consolida o país como um importante destino para eventos de grande porte.
A iniciativa de shows gratuitos, como o de Lady Gaga, não apenas democratiza o acesso à cultura, mas também fomenta a economia local e projeta o Brasil no cenário internacional de entretenimento.
portalleodias