Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições 2024

Deputado estadual Wilker Barreto estreia quadro de entrevistas da TV Norte com pré-candidatos à Prefeitura de Manaus

Wilker Barreto foi o primeiro entrevistado do quadro

Imagem de destaque da notícia

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Wilker Barreto (Mobiliza), participou na quinta-feira (11), do quadro "Norte Eleições 2024". Com doutorado em Administração, mestrado em Meio Ambiente e bacharelado em Economia, o parlamentar foi o 1º sorteado para a rodada de entrevistas com os pré-candidatos.

A entrevista, direcionada pelos jornalistas Valter Frota e Samira Benoliel, abordou temas relacionados às propostas do pré-candidato para a resolução dos problemas municipais.

Ideologia política

Abordando seu posicionamento político, Wilker afirmou ser um candidato de direita, mas sinalizou que vai dialogar com todos, independentemente de sua visão.

"Um presidente da República que governa para um país e um prefeito para uma capital estratégica como a nossa, não tem que ter pudor de ideologia pra conversar com o chefe da nação. Eu vou na condição de chefe de uma cidade que precisa de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para enfrentar a mobilidade urbana. Nós precisamos de financiamento para enfrentarmos a questão das moradias populares com déficit habitacional de mais de 100 mil moradias. Eu não misturo as coisas, a minha formação na direita é em função da minha formação como Economista", argumentou.

Questão orçamentária

"Manaus é uma cidade que hoje precisa de alguém preparado. Eu não vejo nenhum pré-candidato falando em orçamento ou como estão as finanças do município, como enfrentar mobilidade urbana e infraestrutura sem dinheiro. As contas públicas da Prefeitura não estão boas e pra você fazer gestão você precisa ter capacidade pra isso", enfatizou o deputado.

Em sua avaliação como economista, Barreto destacou ter preferência pelo liberalismo, corrente que defende menor interferência do Estado. Para ele, o empresário é "maltratado" pelo Poder Público e reiterou que Manaus precisa de um prefeito que diminua os gastos para investir.

"Para quem não sabe, Manaus começou o ano de 2024 com as suas contas quase próximo de 1 bilhão negativo. Se não tivermos um Prefeito que tenha capacidade gerencial para diminuir os gastos cortando desperdícios, nós vamos ter uma Prefeitura hoje que está desesperada para ter empréstimo. Se nós não botarmos Manaus como uma cidade que acolhe quem quer abrir negócio, como vamos gerar emprego e receita?", completou.

Saúde

A primeira rodada de perguntas abordou sobre o tema saúde e cobertura vacinal para a administração municipal.

Wilker apontou que diante da baixa procura por vacinas em Manaus, a solução é o aumento de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na cidade, pois a superlotação das unidades nos Prontos Socorros da capital acaba prejudicando todo o sistema.

"Nós temos uma cidade que precisa avançar na cobertura vacinal, melhorar os atendimentos, estender os horários da UBS e na extensão desses horários, garantir a segurança", afirmou.

Transporte coletivo

A entrevista conduziu uma dinâmica para sortear um tema com uma pergunta. Barreto sorteou "transporte público". Uma de suas visões passa pela retirada "da bilhetagem na mão dos empresários" e a transparência no cálculo do custo da tarifa para o usuário.

"Será que não tem tecnologia hoje para facilitar o troco? A cada nove viagens o consumidor perde uma passagem inteira. Hoje você vai em qualquer drogaria, supermercado, o seu saldo fica de crédito", debateu.

Creches

Na segunda rodada de perguntas e nos minutos finais da entrevista, o tema debatido foi "creches". O pré-candidato argumentou pelo fim do sorteio de vagas de creches e a diminuição de contratos para enxugar o orçamento, citando como exemplo o que o governador Tarcísio de Freitas já vem fazendo em São Paulo.

O parlamentar finalizou afirmando que "A gestão tem que ser a pauta prioritária, quem não sabe lidar com o orçamento, não pode administrar Manaus".

Fonte: Assessoria do Parlamentar

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis