De acordo com a diretora do Hospital Veterinário Nilton Lins (HVet) Gigliola Pontes, a predisposição genética é um fator relevante no desenvolvimento de doenças prostáticas nos pets, que podem acometer não apenas os animais mais velhos, mas também aqueles mais jovens.
Na sua avaliação, diagnosticar problemas de próstata em animais de estimação pode ser mais complexo, uma vez que os tutores nem sempre conseguem identificar os sinais. Exames clínicos regulares, como o toque, devem ser realizados por profissionais capacitados e no HVet são levadas em consideração variáveis como raça e peso.
A incidência do câncer de próstata também está associada à falta de manejo e conscientização sobre a castração, que é considerada pelos especialistas, o método mais eficaz para prevenir doenças da próstata.
"De acordo com as avaliações clínicas pré-operatórias, a castração não tem limite de idade e desempenha um papel importante na saúde geral do pet porque além da próstata, proporciona melhorias significativas na qualidade de vida e ainda evita fugas", orienta Gigliola.
MANACAPURU
Localizado no campus da Universidade Nilton Lins no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus, o HVet está realizando neste mês, uma grande campanha de castração, que inclui exames, coletas e a cirurgia por valores acessíveis.
No dia 9, os alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição também irão desembarcar em Manacapuru, onde levarão diversas ações do Novembro Azul Pet, incluindo exames e a aplicação de vacinas antirrábicas gratuitamente e em parceria com a prefeitura local. Os atendimentos serão realizados na sede na Nilton Lins no município, localizado na Avenida Pedro Rates de Oliveira, 326, Centro, a partir das 9h.
Os interessados em mais informações e tirar dúvidas sobre o Novembro Azul Pet e todo o procedimento de castração, podem acessar o Instagram do HVet (@hvetniltonlins) ou entrar em contato pelo WhatsApp 92.98416-5847.
Fonte: Press Comunicação