
Na reunião, foram analisadas as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e estudos globais de tendências
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), reuniu-se com representantes do programa Brasil 2044, na quarta-feira (09/10), para alinhar diretrizes e definir prioridades para o hub de inovação em políticas públicas “O Coração da Amazônia”. O encontro marcou o início das discussões para a criação de políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável no turismo regional.
Lançada no evento do G20 em Belém, com o apoio do ministro do Turismo (Mtur), a iniciativa busca promover a elaboração de estratégias para o crescimento sustentável de toda a região amazônica, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Na primeira reunião, foram analisadas as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e estudos globais de tendências. A partir das experiências e da expertise da Amazonastur, os participantes iniciaram a construção de Objetivos e Resultados-Chave (OKRs), que orientarão os próximos passos do projeto.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou a importância de integrar políticas públicas com foco no desenvolvimento turístico sustentável, atraindo investimentos e promovendo a preservação ambiental.
"Estamos construindo um plano estratégico que vai alavancar o potencial turístico do Amazonas, preservando suas riquezas naturais e culturais. Esse planejamento vai nos permitir atrair investimentos, fomentar o turismo de forma sustentável e promover a qualidade de vida das comunidades locais”, afirmou.
A coordenadora do Brasil 2044, Mila de Rueda, ressaltou que o hub de inovação está integrando esforços nacionais, estaduais e municipais para construir uma visão estratégica de curto, médio e longo prazo.
"Começamos algo grande, que trará qualidade de vida e dignidade para os moradores de toda a Amazônia Legal através das políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Esse hub tem o potencial de promover a cooperação com outros estados da região e países vizinhos que fazem parte da Pan-Amazônia", disse.
A reunião envolveu diretores e técnicos de todos os setores da Amazonastur, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do turismo no Amazonas.
Ações sustentáveis da Amazonastur
A Amazonastur já implementa diversas ações sustentáveis em seus projetos, destacando-se a elaboração dos Planos de Ordenamento Turístico (POT), que direcionam o desenvolvimento sustentável de diversos destinos turísticos no estado. Além disso, a empresa tem estruturado Terminais Fluviais, otimizando a logística e facilitando o acesso aos principais atrativos da região.
Outro destaque é o projeto Brilha Amazonas, que levou energia solar para comunidades turísticas, promovendo a sustentabilidade e a autonomia energética dessas localidades.
Fonte: AmazonasTur